A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) é a primeira universidade brasileira a fazer parte do Grupo de Universidades Iberoamericanas La Rábida, criado em 1995, em Andaluzia (Espanha).
Esse grupo tem por finalidade a cooperação acadêmica, científica, tecnológica e cultural, visando estreitar os laços universitários e a integração dos povos iberoamericanos. Para isto, desenvolve inúmeras atividades e eventos como, por exemplo, programas de mestrados conjuntos, intercâmbio de alunos, seminários internacionais, apoio a pesquisas e treinamento científico e técnico.
Com o ingresso no grupo, a comunidade acadêmica da UFGD poderá se beneficiar dessas atividades e intensificar relações com as universidades participantes do grupo.
O grupo é formado por universidades da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Venezuela, Espanha e Portugal. A adesão foi proposta pela Reitoria da UFGD, através do ESAI (Escritório de Relações Internacionais), e faz parte da política de internacionalização da universidade.
Mais informações e uma visão geral do grupo podem ser encontradas na internet, pelo endereço http://www.unia.es/grupo_la_rabida