Foi assinado na manhã desta segunda-feira (21), na Reitoria Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), o contrato para aquisição do acervo bibliográfico de José Pereira Lins pela UFGD. O acervo possui obras raras da coleção particular do professor Lins e também livros do Colégio Oswaldo Cruz.
O reitor da UFGD, Prof. Dr. Damião Duque de Farias, destacou a importância dessa aquisição para o acervo da Universidade e disse que colocando os livros em separado na Biblioteca, a UFGD estará de certa forma preservando a memória do professor Lins e também da Educação de Dourados e do Estado. “O que colabora para a formação acadêmica dos nossos alunos, mas também estará disponível para todos os interessados”, afirmou.
O professor Lins disse que isso é o que o consola e acrescentou que desde a primeira vez que ele entrou na escola, aos 18 anos, nunca mais saiu dela, e que agora, com essa instalação na Biblioteca da UFGD, nem depois de morto ele irá sair.
Para o professor da Faculdade de Educação da UFGD, Renato Sultan, membro da comissão formada sobre o assunto, além da preservação da memória, o patrimônio da UFGD estará mais enriquecido com a qualidade e bom gosto dos livros e das obras raras.
Durante a celebração do contrato também estiveram presentes o chefe de gabinete, Luiz Carlos Ferreira de Souza, a bibliotecária Maria Isabel Soares Feitosa, o coordenador de Gestão, Orçamentária e Financeira, Agenor Pereira de Azevedo, e a família de José Pereira Lins, a esposa Isabel Figueiredo Lins e as filhas Rosa Maria Lins Nascimento, Elisabete Regina Lins de Laet e Isabel Cristina Figueiredo Lins Martins.