sábado, 06 de junho de 2026
Dourados
13ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

UEMS reúne professores do projeto “Escola que Protege”

04 agosto 2006 - 11h11

Os oitenta professores que participam do projeto “Escola que Protege” vão se reunir amanhã, dia 05 de agosto, no auditório central da UEMS (Universidade estadual de Mato Grosso do Sul) em Dourados, das 8h30 às 17 horas, para novas atividades do curso de extensão iniciado em junho de 2006, por meio do qual estão sendo capacitados para atuar na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes em situações de violência física, psicológica, negligência, abandono, abuso sexual, exploração do trabalho infantil, exploração sexual comercial e tráfico para estes fins, em uma perspectiva preventiva. O projeto é promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, co-implementado pela Partners of the Américas, executado pela Secretaria de Educação à Distância da UFSC e oferecido em diversas cidades brasileiras por universidades parceiras. A UEMS é a única a implementá-lo em Dourados e tem como coordenadora a professora Lourdes Rosalvo da Silva dos Santos, do curso de Direito.Esta é a primeira turma que está sendo capacitada no estado e é formada por professores provenientes das escolas douradenses Franklin Luiz Azambuja, Sócrates Câmara, Arthur Campo Bello e Vilmar Vieira de Matos. O curso possui 100 horas/aula, sendo 60 à distância e 40 presencial. A primeira modalidade é realizada por meio de material impresso, videoaula, teleconferência (programa de TV transmitido ao vivo, via satélite, por antena parabólica), ambiente virtual e telefone. A segunda modalidade é ministrada pela UEMS e está prevista para terminar no mês que vem.Também participam do encontro de sábado professores da Unigran e representantes de organismos do sistema de defesa dos direitos de crianças e adolescentes, pois são estes últimos os responsáveis pela punição e orientação dos agentes agressores: Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Dourados, Juizado da Vara da Infância de Dourados e Promotoria de Justiça.A proteção a crianças e adolescentes está expressa na Constituição Brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, mas ainda vem sendo negligenciada por muitos em todo o país. A UEMS acredita que é no espaço público da escola onde se deve promover a discussão e as ações para uma nova realidade social, mais digna, mais cidadã e transformadora, por isso abraçou este projeto e prevê sua continuidade nos próximos anos, envolvendo professores de outras escolas e de outros municípios. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Morto em confronto, 'Clone' seria integrante do Comando Vermelho
POLÍCIA

Morto em confronto, 'Clone' seria integrante do Comando Vermelho

Parlamentares governistas vão aos EUA apresentar contraponto à direita
INTERNACIONAL

Parlamentares governistas vão aos EUA apresentar contraponto à direita

Ator encontrado morto em motel fez parte de companhia de teatro
CINCO ANOS

Ator encontrado morto em motel fez parte de companhia de teatro

Com chapa única, Sinjorgran escolhe nova diretoria em 23 de junho
ELEIÇÃO

Com chapa única, Sinjorgran escolhe nova diretoria em 23 de junho

Rede que cobrava até US$ 150 por travessias tem oito condenados
CORUMBÁ

Rede que cobrava até US$ 150 por travessias tem oito condenados

EDUCAÇÃO

UEMS abre inscrições para o XII ENEPEX e a IV Mostra de Programas

MARACAJU

Contrabando avaliado em R$ 320 mil é apreendido na MS-166

TRÂNSITO

Investimentos em engenharia do Detran/MS buscam salvar vidas

CAMPO GRANDE

Alunos policiais capturam foragido durante curso de formação

MS executa R$ 7,1 milhões do PAA e supera meta estabelecida

Mais Lidas

TRÂNSITO

Licenciamento de veículos com placas finais 1, 2 e 3 começa em junho

DOURADOS

Idosa cai em golpe por aplicativo e tem conta bancária usada para empréstimos e transações

CULTURA

47ª Festa Junina de Dourados começa nesta sexta-feira no Centro de Convenções

CENTRO DE CONVENÇÕES

Prefeitura abre hoje a 47ª Festa Junina de Dourados com cultura, música e gastronomia