A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), por meio do Setor de Acessibilidade Educacional da Divisão de Inclusão e Diversidade (DINE), vinculada à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil (PROAFE), realiza, na proxima quinta-feira, dia 6 de novembro de 2025, a palestra online “Práticas Anticapacitistas no Ensino Superior”.
O evento será transmitido das 13 às 15 horas (horário de MS) e contará com a participação da Prof.ª Dr.ª Marivete Gesser, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista na área de inclusão e direitos das pessoas com deficiência. A palestra será acessível em Libras, garantindo a participação da comunidade surda e reafirmando o compromisso da UEMS com a acessibilidade comunicacional.
A atividade tem como propósito promover o debate e orientar a implementação de ações concretas que contribuam para a superação do capacitismo e para a consolidação de um ambiente acadêmico genuinamente inclusivo e acessível. “A proposta é fomentar reflexões e práticas institucionais que valorizem a diversidade e assegurem a participação plena de todas as pessoas no espaço universitário”, destaca a equipe do Setor de Acessibilidade Educacional da PROAFE/UEMS.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo link:
https://www.even3.com.br/praticas-anticapacitistas-638254/
A iniciativa integra as ações da UEMS voltadas à promoção dos direitos humanos, à equidade e à inclusão, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com as políticas institucionais de acessibilidade. “Combater o capacitismo significa construir uma universidade mais justa, humana e comprometida com o direito à educação para todos”, reforça a equipe da PROAFE.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Domingo será de clima ameno e com variação de nuvens em Dourados

Calendário do licenciamento encerra com 55% de pagamentos em dia e avanço da digitalização no Detran

De sistema de climatização a reforço na segurança, presídio de Ponta Porã recebe melhorias estrutura

Festival inédito de futebol feminino inspira nova geração de meninas em Mato Grosso do Sul

Estudo inédito revela potencial estratégico de estoque de carbono na Bacia do Alto Paraguai

Projeto mapeia locais com vulnerabilidade climática e sugere soluções

Gianni Nogueira destaca papel do agronegócio

Homem é preso por embriaguez ao volante após bater em carro e tentar fugir

Número de feridos chega a 750 após passagem de tornado pelo Paraná

Homem é contido por populares após ferir rapaz com faca no Jardim Harrison de Figueiredo
Mais Lidas

Processo seletivo abre 81 vagas com salários de até R$ 4,9 mil

Armado com faca, 'stalker' é preso em Dourados após ameaças

Piracema tem início e pesca passa a ser proibida nos rios de MS a partir desta quarta

