As aulas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) começaram ontem, dia 1º de março e 2,3 mil novos alunos começaram uma nova etapa de suas vidas: a graduação. Para receber esses estudantes, a Universidade realiza uma campanha para coibir os trotes violentos e fará, nos dias 11 e 12 de março, atividades para dar boas vindas aos calouros por meio do Projeto de Informação e Integração do Calouro (Proinca).
Para conter atos violentos contra os novos alunos, a UEMS pauta-se na lei estadual n° 2.929, de 09/12/2004, que estabelece ser vedada “a realização de trote aos calouros nas Universidades, Faculdades e outros estabelecimentos de ensino, quando realizado sob coação, agressão física, moral ou qualquer outro meio que possa constranger ou colocar em risco a saúde, a integridade física ou a violação da dignidade humana ou expor a situações vexatórias”.
É importante mencionar que a lei também considera como constrangimento à população a prática de pedágios (pedir dinheiro que será entregue aos veteranos) em vias públicas.
Acreditando nas políticas de integração social e respeito, a UEMS criou em 1997 o Proinca, que realiza ações de recepção aos novos estudantes e que garantem o respeito à integridade física e psicológica deles.
O Projeto é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proec) e realiza ações que buscam incentivar a cultura. Neste ano, será realizado no dia 11 e oferecerá, entre outras ações, apresentações culturais e plantio de mudas. No dia 12 as ações desenvolvidas ficam por responsabilidade do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
O aluno que sofrer trote ou que presenciar alguma ação violenta que infrinja a lei 2.929 deve denunciar nas coordenações dos cursos.