Menu
Busca quarta, 12 de maio de 2021
(67) 99257-3397

UEMS esclarece detalhes sobre etapas do Sisu

14 janeiro 2011 - 12h11

O período para que os candidatos que prestaram o Enem façam suas inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se aproxima, será de domingo à terça-feira feira (16 a 18), somente pela internet. O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Gilberto Arruda, destaca que o curto período de tempo reservado para as inscrições vai exigir que os candidatos estejam atentos para não perderem nenhuma data estipulada pelo Ministério da Educação (MEC). “É importante que haja muita atenção, pois perder as datas de inscrição, ou de matrícula, pode impedir o aluno de entrar na universidade este ano”, enfatiza Gilberto Arruda.

A fim de orientar melhor os alunos que tenham interesse de ingressar na UEMS, o responsável pela Diretoria de Registro Acadêmico (DRA), Célio Luiz da Silva, capacitou uma equipe da Universidade formada por técnicos administrativos e professores – incluindo reitor e vice-reitor – a esclarecerem questionamentos que possam surgir sobre o Sisu. A seguir, uma lista de tópicos que devem ser observados pelos candidatos:

Duas opções de curso


O candidato cadastrado no Sisu poderá escolher dois cursos – primeira e segunda opção. As opções poderão ser alteradas somente durante os três dias de inscrição (16 a 18), depois disso, fica valendo, durante todo o processo seletivo, os dois últimos cursos indicados pelo concorrente.

O diretor da DRA da UEMS explica que, se o candidato for convocado no curso escolhido como primeira opção (opção mandatária), ele fica automaticamente excluído da concorrência pelo curso escolhido como sua segunda opção. Por outro lado, se o candidato for convocado somente na segunda opção, ele continua habilitado a concorrer às próximas chamadas no curso escolhido como sua opção mandatária. Diante disso, é importante que haja muita atenção no momento de escolher as opções de cursos, pois serão determinantes durante o processo seletivo.


Cotas


No momento da inscrição no Sisu, os candidatos terão a opção de se cadastrarem tanto nas vagas gerais, de ampla concorrência, quanto nas vagas de ações afirmativas, que são as reservadas para cotistas. Na UEMS a reserva é de 10% das vagas para indígenas e de 20% para negros.

Os que optarem pelos cursos da UEMS, na condição de cotistas, terão que comprovar seu enquadramento na política de ações afirmativas da Universidade. Os inscritos indígenas deverão apresentar um documento oficial expedido pela FUNAI que comprove sua etnia, já os negros passarão por uma banca que será responsável por validar ou não a cota.

Caso o candidato, convocado, não comprove as condições que o habilitaria a concorrer à vaga como cotista, ele será excluído de todo o processo seletivo ficando, inclusive, impedido de concorrer às vagas de ampla concorrência. “Se isso acontecer, a pessoa só poderá voltar a concorrer no ano que vem”, explica Gilberto Arruda.

Cronograma


Durante a capacitação de técnicos e professores da UEMS para tratarem das questões que envolvem o Sisu, o foco ficou por conta da apresentação detalhada do cronograma do processo seletivo que contará com três chamadas e um período para declaração de interesse, dos candidatos que ficarem em lista de espera. De acordo com o diretor da DRA da Universidade, é necessária muita atenção nas datas estipuladas pelo MEC para que os candidatos não percam a chance de ingressar no ensino superior em 2011.

Confira abaixo as datas do Sisu, com cada etapa comentada pelo chefe da DRA da UEMS, Célio Luiz:

- Etapa única de inscrições: 16 a 18 de janeiro

Se o candidato não se inscrever nessas datas, não haverá mais nenhuma oportunidade de ingresso ao longo do processo. Nós aconselhamos aos candidatos que se cadastrem no Sisu logo no primeiro dia (16), pois, assim, eles poderão acompanhar a concorrência para os cursos em que se inscreveram e, caso estejam muito distantes da pontuação necessária, poderão mudar suas opções de curso aumentando a possibilidade de ingressarem na universidade. Esse sistema vai facilitar muito a entrada dos alunos, mas é preciso atenção!

- Resultado da 1ª Chamada: 22 de janeiro (Matrículas de 25 a 27 de jan.)

Caso tenha conseguido a pontuação necessária para entrar no curso em que se inscreveu, o aluno deverá realizar a inscrição na própria universidade. A UEMS vai funcionar até as 18h atendendo aos que vieram fazer a matrícula.

É necessário lembrar que, se o candidato convocado não fizer a matrícula, ele libera a vaga para os candidatos que estão em espera, não podendo mais, nas etapas seguintes, recuperar a vaga.

O candidato que não tiver sido aprovado na 1ª chamada deve continuar atento ao Sisu e conferir as duas próximas chamadas.

- Resultado da 2ª Chamada: 01 de fevereiro (Matrículas em 03 e 04 de fev.)

As mesmas observações valem para essa chamada. Atenção para o período de matrícula que será apenas de dois dias.

- Resultado da 3ª Chamada: 10 de fevereiro (Matrículas em 11 e 14 de fev.)

Esta é a última etapa em que o ingresso do candidato na Universidade depende da intermediação do Sisu. Para garantir a vaga, é necessário que os convocados realizem, presencialmente, as matrículas.

- Declaração de Interesse para concorrer à lista de espera: de 11 a 15 de fev.

O candidato que não tiver sido convocado em nenhuma das três chamadas anteriores ainda terá chances de entrar na Universidade, mas, para isso, será necessário que ele declare seu interesse no Sisu, pela internet, no período indicado. Nessa etapa, o candidato declara que continua interessado em concorrer à vaga no curso desejado, caso novas vagas venham a surgir futuramente. As universidades poderão realizar quantas chamadas adicionais quanto forem necessárias para preencher satisfatoriamente seus cursos de graduação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Semana Sul-mato-grossense do Leite entra no calendário oficial de MS
É LEI
Semana Sul-mato-grossense do Leite entra no calendário oficial de MS
Incra licitará contratação de técnicos em secretariado por até R$ 3,9 mil mensais
DOURADOS
Incra licitará contratação de técnicos em secretariado por até R$ 3,9 mil mensais
Com número alto de novos casos de coronavírus, MS ultrapassa 260 mil infectados
PANDEMIA
Com número alto de novos casos de coronavírus, MS ultrapassa 260 mil infectados
BALANÇO
Balanço Lar do Idoso
FUTEBOL
Fluminense e São Paulo entram em campo hoje pela Libertadores
SAÚDE & BEM - ESTAR
Quem já teve dengue tem mais chance de ter sintomas na Covid-19, indica estudo
DOURADOS
Residência de idosa é invadida e ladrões furtam botijão, cadeira e tv
COVID-19
Cabo Almi apresenta melhora e pode ser extubado nas próximas horas
BELEZA & ESTÉTICA
Trabalha na área da Beleza e Estética? Veja como o Dourados News pode impactar no seu alcance
CONTRABANDO
Veículos carregados com mais de três mil pacotes de cigarro são apreendidos

Mais Lidas

PANDEMIA
Levado pela Covid-19, "João da União" deixa legado para família e em Dourados
INDÁPOLIS
'Frio' e com roupa ainda suja de sangue, assassino de tio não mostrou arrependimento ao ser preso
DOURADOS
Homem morre no HV após acidente com condutor que empinava moto
PANDEMIA
Novo decreto mantém toque de recolher às 21h e autoriza abertura de cinema em Dourados