A Comissão Permanente de Seleção (Copese), responsável pelo Vestibular 2010 da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), esclarece o ocorrido na divulgação do gabarito de geografia do processo seletivo realizado no último domingo, dia 13.
Na última segunda-feira, dia 14 de dezembro, logo após a publicação do gabarito, a Comissão foi contatada por um candidato do Vestibular que apontou um possível problema com o gabarito de Geografia. A Copese prontamente identificou que na última formatação da prova houve uma alteração na ordem das questões, que não foram passadas para o gabarito final.
Segundo o presidente da Copese, Sandro Marcio Lima, o que aconteceu foi que “no momento da formatação da prova, a equipe responsável precisou reordenar as questões para facilitar a interpretação pelos candidatos e com isso mudou a seqüência do gabarito”. Das 15 questões de geografia, quatro tiveram alteração no gabarito, o que foi publicado no site do vestibular no final da manhã do dia 15.
“Apesar desse problema na formatação do exame, todas as provas em qualquer processo seletivo estão suscetíveis de alterações e anulações de questões, é para isso que existe o período para os candidatos entrarem com recursos”, destaca Lima. Questionamentos quanto a outras questões poderamm ser feitos até às 18 horas de ontem (16), na FAPEMS. O presidente da Copese ressalta, porém, a importância de os alunos acessarem ao novo gabarito que está disponibilizado desde o fim da manhã de ontem, pois alguns candidatos apresentaram recursos contra o gabarito das questões mencionadas acima, após a correção.
Quanto ao nível das provas, a Comissão prefere aguardar o resultado das correções, pois somente com essas informações é possível fazer uma avaliação precisa. “A prova foi feita em consonância ao que se exige de um aluno egresso do ensino médio nacionalmente. Só por meio dos resultados saberemos se o nível da prova foi baixo ou alto”, concluiu Lima.