O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por meio do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos), iniciou nesta segunda-feira, dia 3 de novembro, a XX Semana Nacional de Conciliação. Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país, a iniciativa segue até sexta-feira, dia 7, com o objetivo de mobilizar magistrados, servidores, advogados e a sociedade em geral para a disseminação da cultura da paz e do diálogo, desestimulando condutas que tendem a gerar conflitos.
Coordenada, no âmbito do TJ/MS, pelo desembargador José Ale Ahmad Netto, designado pelo Conselho Superior da Magistratura, e coordenador-geral do Nupemec, a edição de 2025 possui como tema “Conciliação e Mediação”. Visando fortalecer a conscientização sobre os benefícios desses métodos como formas eficientes de solução de conflitos, a XX Semana incentiva o tratamento adequado das controvérsias e a resolução consensual das demandas.
Durante este período serão realizadas 1.477 audiências por todo o Estado, sendo que parte delas foi determinada pelos próprios magistrados responsáveis, e outra parcela definida a partir do pedido realizado pelas partes interessadas em datas anteriores, conforme definido pelo Provimento nº 724, de 1º de outubro de 2025, publicado no Diário da Justiça do dia 15 de outubro.
As audiências poderão ser por videoconferência ou presenciais no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de cada Comarca. Em cidades que não possuem os Centros, as conciliações poderão ser realizadas por conciliadores do juízo cadastrados no Cadastro Estadual de Conciliadores e Mediadores do Tribunal, assim como por servidores convocados para auxiliar nas audiências de conciliação.
Realizada anualmente pelo CNJ, a Semana Nacional de Conciliação amplia o acesso à justiça, além de estimular soluções rápidas e consensuais para conflitos judiciais e extrajudiciais. A participação do TJMS na campanha está alinhada com o compromisso em promover a cultura conciliatória e a efetividade da Justiça em Mato Grosso do Sul.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cruzeiro empata com Flu e perde chance de colocar pressão nos líderes

Ainda é impossível mensurar todos os danos do tornado, diz ministro

Brasil encerra Parapan de Jovens na liderança do quadro de medalhas

Enem 2025: entenda quem pode solicitar a reaplicação das provas
Padre e mais 2 pessoas morrem em desabamento em Salvador

Suíça anuncia doação de R$ 33 milhões para Fundo Amazônia
Mulher é esfaqueada pelo marido em conveniência e segue em estado grave

Motociclista morre em acidente na MS-306 durante passeio com amigos

Tema da redação do Enem ajuda a debater etarismo, dizem professores

Comissão vai investigar causas de rompimento de reservatório na PB
Mais Lidas

Loja de equipamentos eletrônicos tem porta estourada na região central

Bairros de Dourados recebem investimento de R$ 4 milhões em infraestrutura

Homem morre em acidente entre Dourados e Indápolis
