Menu
Busca quarta, 27 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Tribunal de Justiça de MS disponibilizará link Transparência

17 dezembro 2009 - 11h53

Na primeira quinzena de janeiro de 2010 estará disponível o link “Transparência” no portal e na intranet do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). Os dados que serão demonstrados foram definidos pela Resolução nº 79, de 09 de junho de 2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e tratam das despesas efetuadas pelo Judiciário.

No link estarão também os campos com os dados relacionados ao pagamento de fornecedores e receitas arrecadadas, que serão atualizados mensalmente. Os relatórios quadrimestrais de gestão fiscal já são publicados no Diário da Justiça e já estavam em outro local no portal. A relação de veículos oficiais também já estava divulgada no site atendendo a Resolução nº 83 do CNJ, publicada em junho de 2009.

A diretora da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, Glauce Jane Batista, ressalta que é uma determinação constitucional a transparência das contas públicas, regulamentada pelo CNJ por meio da Resolução nº 79, com a publicidade das despesas e dos investimentos mensais realizados. “Aprimoramos o acesso às informações, tanto por parte do público externo quanto do interno, o que permite delinear os gastos e investimentos do Órgão”, acrescentou.

Quatro reuniões foram realizadas pela comissão formada por representantes de cada secretaria, para tratar do tema. Na última reunião foi apresentado o link que foi aprovado pelos presentes.

Apresentação - O link Transparência é um canal de acesso a informações administrativas, financeira e orçamentária do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, em cumprimento ao disposto no Art. 37, caput e parágrafo 1º, da Constituição Federal; arts. 48 e 48-a da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, com as alterações efetuadas pela Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009; e Resolução nº 79, de 09 de junho de 2009 do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a transparência na divulgação das atividades do Poder Judiciário brasileiro em atendimento aos dispositivos legais citados.

Como uma das metas da atual administração contemplada no Planejamento Estratégico 2010-2014 e aprovado pela Resolução nº 562, de 9 de dezembro de 2009, o link transparência está alicerçado nos princípios inerentes à Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Este link estará em permanente aperfeiçoamento e adequação às novas exigências legais visando atender as necessidades das demandas internas e externas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PANDEMIA
Mais quatro municípios de MS entram na rota do coronavírus
TRÁFICO
Maconha e skunk são apreendidos durante tentativa de fuga
BRASIL
Bolsonaro visita presidente do STF no hospital
EM 24H
De terça para quarta, Dourados internou um paciente por coronavírus a cada 4h40
CONTRABANDO
Mais de 700 celulares que seriam levados ao MT são apreendidos
DOURADOS
Porta-voz da prefeita diz que decretos têm base técnica após crítica do empresariado
DOURADOS
Em nova ação, BPW entrega aventais e máscaras para trabalhadores da saúde
PANDEMIA
Dourados é "campeã" de casos de coronavírus em MS pelo 3º dia consecutivo
ECONOMIA
Agronegócio sul-mato-grossense vendeu 87% da soja e 37% do milho
TRÁFICO
Polícia apreende mais de meia tonelada de maconha durante barreira sanitária

Mais Lidas

DOURADOS
Prefeitura estende toque de recolher em 2h em Dourados
PANDEMIA
Dourados tem mais de 150 casos de Covid-19 e secretário diz ser assustadora a crescente na região
PANDEMIA
Dourados investiga morte com suspeita do novo coronavírus
DOURADOS
Empresários cobram de Délia prova científica para justificar toque de recolher