sexta, 17 de janeiro de 2025
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Treze meses, e ainda nada

01 fevereiro 2010 - 07h19

Uma notícia de primeira página no jornal O Progresso deste sábado deixou os douradenses abismados, a dengue cresceu 1.804% a mais em relação ao mesmo período de 2009.

A semana passada a discussão ficou por conta da paralisação dos serviços do SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – aquele que atende pelo fone 192 – e que ameaçava ir embora.

Até hoje ainda não foi bem explicada essa ameaça de paralisação. O que se sabe é que o serviço do SAMU é federal, mas para funcionar num município exige a observância de algumas normas e também de uma gestão unificada com os governos estaduais e municipais. O município não estava cumprindo algumas das suas obrigações e o programa estaria para ser cancelado.

Como todos já perceberam a administração municipal não está se dando bem no encargo de cuidar da saúde de sua população. E olhe que foi nesse campo político que o atual prefeito semeou e fez sua colheita de votos para chegar ao cargo que hoje ocupa. Deveria ser a área mais produtiva da sua administração, mas não é.

Não se sabe em que área a atual administração teve melhoras; tudo parece desorganizado. A começar com o estado calamitoso das ruas da cidade: mato crescendo nos canteiros; coisa que está
merecendo até placas abusadas que demonstram a insatisfação dos moradores pela falta de zelo pela atual administração.

Não se percebe no prefeito um esforço pessoal em convidar pessoas capacitadas para ajudá-lo a organizar as secretarias mais importantes já que é conhecida a sua inexperiência em administrar
qualquer órgão público.

Empenhou-se, até demais, para trazer de volta o Secretário de Comunicação. Mas essa parte da administração tem mais a ver para cuidar da sua própria imagem política. Pode até ser importante, mas para os munícipes as prioridades são outras. Como a área da Saúde, por exemplo, pois lá se foi mais de um ano com escassez de remédios e nos atendimentos. Ela está longe da qualidade prometida durante a campanha.

Na área dos serviços urbanos, tirando os tapa-buracos que estão melhores dos da administração passada, não foi feito absolutamente nada que valha a pena apontar.

Enquanto a administração petista implantava quebra-molas a torto e a direito pela cidade toda para frear o trânsito, a atual administração permite a instalação de dezenas de lombadas eletrônicas. Mais parecem máquinas caça-níqueis, até porque uma boa parte delas está instalada em lugares “estratégicos” – como aquela próxima ao Clube Indaiá escondida entre as árvores.

Não seria mais importante para os douradenses priorizar o sequenciamento dos semáforos nas avenidas principais; colocar placas indicativas com os nomes de cada rua e avenida do que permitir a implantação dessas máquinas “caça-multas”? Afinal que benefícios concretos trazem à população essas máquinas?

Os douradenses não estão apenas preocupados com a evidente epidemia de dengue. Eles estão preocupados com os outros 35 meses dessa administração. Porque tempo ela teve para se organizar. A impressão que está dando é que ainda está longe para isso acontecer, pois já se foram treze meses, e ainda nada.

 
Waldir Guerra *
* Membro da Academia Douradense de Letras; foi vereador, secretário do Estado e deputado federal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MUNDO NOVO

Acidente entre duas carretas deixa uma pessoa morta e outra ferida

PASSAPORTE RETIDO

Após negativa, Bolsonaro recorre ao STF para ir à posse de Trump

LOS ANGELES

Homem ainda não identificado é assassinado com seis tiros

Divulgadas notas do Concurso do Monumento do Fórum da Capital
TJ/MS

Divulgadas notas do Concurso do Monumento do Fórum da Capital

OUSADIA

Ladrões agem na madrugada e fazem limpa em pneus de borracharia

JUDICIÁRIO

Defesa de Daniel Silveira pede esclarecimentos para devolver arma

TRÊS LAGOAS

Após ser esfaqueado, homem invade velório para pedir ajuda

CINEMA

Morre David Lynch, diretor de 'Twin Peaks' e 'Cidade dos sonhos

CHAPADÃO DO SUL

Criança de 7 anos é atropelada após invadir avenida de bicicleta

OPORTUNIDADE

Marinha abre seleção para serviço militar com 32 vagas em Ladário

Mais Lidas

LUTO

Professora Zélia Nolasco morre aos 56 anos

DOURADOS

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto

BOLÃO

Aposta feita em Dourados acerta cinco dezenas e leva mais de R$ 150 mil na Mega

SNOW

Operação do Gaeco mira traficantes de cocaína e cumpre mandados em Dourados