Acontece hoje, a partir das 8 horas, no Conservatório Municipal de Três Lagoas, o lançamento local do Cultura, Arte e Educação, projeto que normatiza a inserção da cultura e da arte sul-mato-grossenses na educação básica de todas as escolas do Estado. Após a solenidade de lançamento, professores das escolas municipais de Três Lagoas participam, das 8 às 11 horas e das 13 às 16h30, da capacitação que orientará a aplicação do kit Cultura, Arte e Educação em sala de aula.
Base do projeto, o kit pedagógico desenvolvido pelos professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e produzido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul oferece nova proposta para a inclusão da cultura no currículo escolar. Formado por um livro-base; Livro Propostas Abertas, Série de Pranchas com Imagens Artísticas, Filme Documentário da Cultura e da Arte Sul-mato-grossenses, o kit abre aos professores a possibilidade de desenvolver seu conteúdo através de suas necessidades e possibilidades.
O material possibilita aos professores construir os seus próprios projetos de trabalho, de acordo com os anseios e características de seu grupo de alunos. A independência na manipulação do conteúdo garante uma nova dinâmica educacional e garante a utilização do material não apenas nas aulas de artes, mas nas demais matérias que compõem o currículo escolar do ensino básico do Estado.
Todos os elementos do kit estão relacionados entre si. O objetivo, de acordo com a professora da UFMS, Maria Celéne de Figueiredo Nessimian, uma das responsáveis pelo projeto, é oferecer o máximo de possibilidades aos educadores, garantindo a troca de conhecimento cultural e independência na criação do conteúdo.
"Não era possível fazer apenas um material didático de apoio. Era necessário material mais rico, que possibilitasse o dinamismo e a liberdade de cada professor na organização de suas aulas, levando em conta as necessidades dos alunos, a disponibilidade técnica das escolas e também a realidade cultural em que as crianças e os educadores estão inseridos. Com essa liberdade é possível que os professores utilizem elementos culturais próprios de suas regiões em aula, mesmo que não estejam descritos no kit", reforça Maria Celéne.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Boliviano é preso com 33 quilos de drogas em ônibus na BR-262

Abandono de cargo: Eduardo Bolsonaro terá 15 dias para defesa

Veículo com medicamentos para emagrecimento é apreendido na BR-267

Romeu Zema reafirma pré-candidatura à Presidência e nega aliança

Ação conjunta prende acusado de violência doméstica no Mato Grosso

MS discute em Brasília maior integração e parceria com a Bolívia

Justiça marca audiência de andarilho que agrediu transplantado

Receita terá 'cashback' na declaração a 4 milhões de contribuintes

Homem morre ao ser atingido durante manutenção de ônibus

Cruzeiro demite técnico Tite após empate no Mineirão com Vasco
Mais Lidas

Árbitra de MS apita jogo do Brasileirão Série A neste sábado

Governo de MS diz ter bloqueado cartões sociais usados até para pagar motel

Dourados pode ter chuva forte e ventos de até 60 km/h nesta segunda-feira
