O campo vem se tornando cada vez mais, palco de novas atividades como o turismo rural, que movimenta a economia das cidades do interior e atrai visitantes em busca de tranquilidade. Em todo o Brasil, são inúmeros os destinos para aproveitar o ambiente rural.
Pensando nisso, fizemos uma lista com algumas cidades para ajudar você a escolher onde quer relaxar nas próximas férias ou num fim de semana.
Cabaceiras (PB)
Habitada por pouco mais de cinco mil pessoas, Cabaceiras está localizada na área mais baixa do Planalto da Borborema, no Estado da Paraíba, a 180 quilômetros de João Pessoa. Com mais de 25 filmes rodados na região, entre eles o famoso “Auto da Compadecida”, adaptação da obra literária de Ariano Suassuna, os moradores ostentam orgulhosos o título da cidade: a “Roliúde” brasileira.
Entre os pontos mais visitados de Cabaceiras está o Lajedo de Pai Mateus, formação rochosa com mais de 100 blocos de granito e que apresenta uma vista incrível. No local é possível visitar a gruta em que, segundo a lenda, vivia o ermitão Pai Mateus. O lajedo também possui inscrições rupestres e sítios arqueológicos. O monumento natural Saca de Lã também é um dos belos destinos do município.
Gravatá (PE)
A 84 quilômetros de Recife fica a cidade de Gravatá, fundada em 1808 na fazenda de José Justino Carreiro de Miranda, que servia como ponto de hospedagem para viajantes vendedores de açúcar e carne bovina.
Com clima serrano em pleno Nordeste brasileiro, o local é uma ótima opção para quem quer fugir do calor. Para aproveitar a temperatura amena, que chega à máxima de 22°C e mínima de 10°C pela noite, a culinária da cidade é recheada de massas, fondues e pratos típicos.
O município também apresenta belas paisagens. Nas redondezas são encontradas cachoeiras, lagos, matas fechadas e piscinas naturais. Entre os pontos turísticos, a capela dedicada a Sant’Ana, inaugurada em 1822, é um dos mais famosos.
Há também uma estátua do Cristo Redentor, localizada no Alto do Cruzeiro. Para chegar até o local é necessário passar pela Escadaria da Felicidade, com seus 365 degraus. Mas a subida é recompensada pela vista do pôr do sol, memorável.
Venda Nova do Imigrante (ES)
Com economia voltada para o café, que compreende 90% das propriedades rurais do município, Venda Nova do Imigrante (ES) é referência no Agroturismo. Iniciada em 1987 na cidade, hoje a modalidade de turismo rural abrange 70 propriedades e 300 famílias.
Os turistas podem acompanhar a produção de alimentos e vivenciar o cotidiano agrícola, associando-o ao lazer e à valorização do meio ambiente.
Além do Agroturismo, a cachoeira do Alto Bananeira, com sete quedas, também é um dos destaques de Venda Nova, assim como as 17 casas coloniais do século XIX. A mais antiga data de 1825.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Operação apreende quatro toneladas de mercadorias irregulares em Corumbá

Carreta carregada com óleo vegetal tomba no rodoanel da MS-306

Flamengo empata com Fluminense e conquista o 39º título carioca

Governo firma milésimo contrato de casas para vítimas de enchentes

CBF abre processo eleitoral para escolha de Presidente

Norris vence caótico GP da Austrália; Bortoleto bate em estreia na F1

Em ato no Rio de Janeiro, Bolsonaro afirma que não fugirá do país

Homem morre atropelado na BR-376 em Deodápolis

Passageiro que saiu de MS é preso com drogas em aeroporto de SP

Jogador de futebol é baleado no pé antes de partida em Ivinhema
Mais Lidas

Com pista entregue, corrida agora é para atrair companhias aéreas a Dourados

Atlético-MG reforça elenco com Gabriel Menino e intensifica negociação por Gregore

Homem é encontrado morto dentro de casa no Jardim Colibri
