Menu
Busca sábado, 30 de maio de 2020
(67) 99659-5905
ROTEIRO&VIAGENS

Três destinos irresistíveis de turismo rural no Brasil

27 setembro 2017 - 12h52Por Da redação

O campo vem se tornando cada vez mais, palco de novas atividades como o turismo rural, que movimenta a economia das cidades do interior e atrai visitantes em busca de tranquilidade. Em todo o Brasil, são inúmeros os destinos para aproveitar o ambiente rural.

Pensando nisso, fizemos uma lista com algumas cidades para ajudar você a escolher onde quer relaxar nas próximas férias ou num fim de semana.

Cabaceiras (PB)

Habitada por pouco mais de cinco mil pessoas, Cabaceiras está localizada na área mais baixa do Planalto da Borborema, no Estado da Paraíba, a 180 quilômetros de João Pessoa. Com mais de 25 filmes rodados na região, entre eles o famoso “Auto da Compadecida”, adaptação da obra literária de Ariano Suassuna, os moradores ostentam orgulhosos o título da cidade: a “Roliúde” brasileira.

Entre os pontos mais visitados de Cabaceiras está o Lajedo de Pai Mateus, formação rochosa com mais de 100 blocos de granito e que apresenta uma vista incrível. No local é possível visitar a gruta em que, segundo a lenda, vivia o ermitão Pai Mateus. O lajedo também possui inscrições rupestres e sítios arqueológicos. O monumento natural Saca de Lã também é um dos belos destinos do município.

Gravatá (PE)

A 84 quilômetros de Recife fica a cidade de Gravatá, fundada em 1808 na fazenda de José Justino Carreiro de Miranda, que servia como ponto de hospedagem para viajantes vendedores de açúcar e carne bovina.

Com clima serrano em pleno Nordeste brasileiro, o local é uma ótima opção para quem quer fugir do calor. Para aproveitar a temperatura amena, que chega à máxima de 22°C e mínima de 10°C pela noite, a culinária da cidade é recheada de massas, fondues e pratos típicos.

O município também apresenta belas paisagens. Nas redondezas são encontradas cachoeiras, lagos, matas fechadas e piscinas naturais. Entre os pontos turísticos, a capela dedicada a Sant’Ana, inaugurada em 1822, é um dos mais famosos.

Há também uma estátua do Cristo Redentor, localizada no Alto do Cruzeiro. Para chegar até o local é necessário passar pela Escadaria da Felicidade, com seus 365 degraus. Mas a subida é recompensada pela vista do pôr do sol, memorável.

Venda Nova do Imigrante (ES)

Com economia voltada para o café, que compreende 90% das propriedades rurais do município, Venda Nova do Imigrante (ES) é referência no Agroturismo. Iniciada em 1987 na cidade, hoje a modalidade de turismo rural abrange 70 propriedades e 300 famílias.

Os turistas podem acompanhar a produção de alimentos e vivenciar o cotidiano agrícola, associando-o ao lazer e à valorização do meio ambiente.

Além do Agroturismo, a cachoeira do Alto Bananeira, com sete quedas, também é um dos destaques de Venda Nova, assim como as 17 casas coloniais do século XIX. A mais antiga data de 1825.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pai recebe vídeo de bebê sendo forçado a beber pimenta e denuncia
INFLUENZA
Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho
SAÚDE
Cartilha na língua terena informa sobre cuidados com a Covid-19
PAGAMENTO
Salário dos servidores estaduais estará dispinívels no dia 05 de junho
TRÊS LAGOAS
Polícia investiga morte de bebê de seis meses após queda de carrinho
ECONOMIA
Saque aniversário do FGTS poderá ser usado para garantir empréstimos
TRÁFICO
Polícia apreende 743 quilos de maconha que seguiria para a Capital
RECURSOS
Estado repassa R$ 6 milhões para auxiliar ações na saúde de Dourados
ECONOMIA
Novo Plano Decenal de Energia trará ajustes por causa da pandemia
DOURADOS
Bancários empossam nova diretoria no domingo

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
COVID-19
Curva segue ascendente e Dourados ultrapassa 200 casos de coronavírus
PANDEMIA
Comitê diz que Dourados não é epicentro do novo coronavírus e descarta lockdown