Ontem à tarde, os membros do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul aprovaram a Resolução nº 416, que estabelece o calendário eleitoral da nova eleição para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, no município de Coronel Sapucaia. O dia 14 de março de 2010 é a data para a realização do novo pleito.
No dia nove de dezembro passado, por quatro votos a dois, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul julgou e cassou os diplomas do prefeito de Coronel Sapucaia, Rudi Paetzold (PMDB), e do seu vice-prefeito Aldacir Cardinal (PDT).
No entendimento dos membros do TRE-MS, o prefeito Rudi Paetzoldi, na sua defesa, não conseguiu comprovar o pagamento de cabos eleitorais na prestação de contas da sua campanha eleitoral. Esse fato gerou a comprovação de captação e gastos ilícitos de recursos durante a campanha, com fins eleitorais.
O acórdão da decisão do tribunal foi publicado no diário oficial de ontem, e o prazo para recurso termina amanhã. O presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia, vereador Celso Cabral (PP), assumiu o comando do executivo municipal, temporariamente. Caso permaneça a decisão do TRE-MS, o município terá nova eleição, no dia 14, como estabeleceu o Tribunal, já que o prefeito cassado teve mais de 50% dos votos no pleito de 2008.