O Departamento de Trânsito de Dourados realiza desde o início desta semana, uma campanha de orientação aos condutores durante o Carnaval. Considerado um dos períodos mais críticos do ano em relação aos registros de acidentes, o objetivo desta ação educativa é conscientizar os motoristas da importância de cumprir a Lei Seca, bem como as regras de trânsito.
A campanha, iniciada pela área central de Dourados com a realização de blitze educativas em locais de grande fluxo de veículos, agora está sendo direcionada aos acessos de saída do município. Entre as regiões onde são feitas as abordagens dos condutores e a distribuição de material educativo, está o trecho da BR-163 entre Dourados e Campo Grande, em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal.
Segundo o diretor do Departamento de Trânsito do município, Osmar Faria Borba, a campanha visa prevenir os acidentes durante o Carnaval, quando muitos motoristas acabam exagerando nas comemorações da festa popular. Ele explica ainda que os números mostram que mais de 50% dos acidentes registrados no Brasil envolvem condutores alcoolizados, situação que é ainda mais crítica no Carnaval.
“Com essa campanha queremos conscientizar as pessoas de que álcool e direção representam uma mistura perigosa. Brincar o Carnaval respeitando o trânsito é muito mais divertido e seguro. O material educativo que estamos entregando aos condutores, alerta para que o folião que for beber não deve dirigir para não colocar a sua vida e nem a dos outros em risco”, destacou o diretor.
A ação educativa do Departamento de Trânsito de Dourados durante o Carnaval tem o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Polícia Rodoviária Federal e Exército. Parte dos profissionais envolvidos na campanha e que realizam as blitze foi disponibilizada pelos órgãos de segurança no trânsito que atuam em Dourados