Menu
Busca segunda, 25 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Tragédias foram notícias mais acessadas em 2009

04 janeiro 2010 - 14h30

As três matérias mais acessadas em 2009 (em um único dia) no Dourados News são todas policiais. Se em 2008 o “Maníaco da Cruz” dominava a preferência dos leitores, no ano passado a morte de Edgar Silva Nunes Junior, de 24 anos, morador no BNH 1º Plano e de Adriano Pires da Silva, 26, residente na Vila Progresso foi a notícia que mais chocou os douradenses, com 10.843 leituras de uma só vez. 
Os dois morreram após colidirem o carro contra a parede de uma loja na entrada da cidade, quando estariam vindo de uma festa que aconteceu em um clube de lazer localizado na rodovia BR 163. 
Eles ocupavam o veículo Audi de cor azul, placas IMN 1211, de Dourados, e teriam perdido o controle do carro quando tentavam contornar o Monumento ao Colono, conhecido como "Mão do Braz" na entrada da cidade. A colisão frontal contra a loja Douravel provocou a morte dos dois. 
Outra tragédia 
A prisão de Vanderlei Colman Sanches de 18 anos, após assassinar o estudante Alisson Campos Rodrigues de 15 anos foi outro assunto muito acessado no Dourados News (10.109 visitas em 24h). 
Ele atirou no adolescente durante um evento na Escola Armando Campos Belo (Céu do Santa Brígida), onde ocorria jogos esportivos interclasse. A vítima cursava o 6º ano na escola.
Roubo de sinal 
Outro assunto que “preocupou” o douradense, foi o comunicado das operadoras de sinal à cabo, de que aparelhos do tipo “AZ Box” (Sky Gato), não funcionariam mais em 25 de novembro ( 10.050 acessos em um único dia). O dia 25 passou e o sinal continua sendo transmitido normalmente. 
Vários outros assuntos (90% de assuntos relacionados à violência) formam dezenas de páginas dos arquivos do Dourados News com mais de três mil acessos em um único dia. 
Gosto por tragédia 
A articulista Jaqueline Cerqueira escreveu em fevereiro de 2008 para o “Observatório da Imprensa” que o jornalismo policial atrai a atenção das pessoas porque elas acabam se identificando com o fato. 
“Reportagens policiais de baixo nível têm ocupado espaço na mídia, principalmente porque a população se vê ali representada, em especial a dos bairros mais carentes. Boa parte dessa população acredita que seus problemas e carências serão resolvidos através da divulgação desses fatos. As pessoas tendem a acreditar que a privação de bens materiais e de direitos sociais têm a ver com sua pobreza, esquecendo que pobreza é estar impossibilitado de construir suas próprias oportunidades”, explica ela. 
Ela alerta, porém, que jornalismo policial por si só, tende a banalizar a violência (ex.: a pessoa tende a acreditar que fatos cruéis são corriqueiros como quaisquer outros) e ainda a suscitação do medo (ex.: pessoas que dizem que não vão a certos bairros porque ali moram pessoas que cometem crimes). 
“Os meios de comunicação social não devem esquecer que a violência está diretamente relacionada às questões sociais. Vivemos numa sociedade sem direitos, na qual a Justiça, muitas vezes, é ausente, os direitos humanos são violados e a politicagem está acima dos valores morais. Respeito, apuração de fatos e cautela são essenciais na divulgação de qualquer notícia”, diz ela. (Leia na íntegra aqui) 

Deixe seu Comentário

Leia Também

UFGD
Mestrado em Agronegócios convida para palestra sobre Conceitos Científicos
PMR
Operação recupera em Dourados caminhão furtado na fronteira
SELEÇÃO
SES abre processo seletivo para contratação de 31 profissionais da saúde
POLÍTICA
Senado aprova MP que altera cargos e funções na Polícia Federal
CAMPO GRANDE
PM fecha depósito de drogas, apreende 2 toneladas de maconha e prende 4
AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil registra 807 mortes por Covid em 24 horas, e total chega a 23.473
RIO VERDE
Mulher mata sobrinho com tiro na cabeça após ele ameaçar avó
CAPITAL
Mulher de pedreiro serial killer é presa pela Delegacia de Homicídios
PANDEMIA
No dia que MS passa de mil casos, 35 cidades ainda se mantêm “livres” do Coronavírus
DOURADOS
Homem cai em golpe após vizinho oferecer ajuda para cadastro de auxílio emergencial

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Homem morre atropelado por rolo compactador
PANDEMIA
Dourados ultrapassa marca de 100 casos confirmados de coronavírus
MARACAJU
Homem morre após tentativa de fuga e troca de tiros com a polícia
MS-145
Motorista disse não ter visto momento que atropelou e matou ciclista