terça, 10 de dezembro de 2024
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
CAPACITAÇÃO

TJMS promove simpósio sobre o autismo em Dourados

26 novembro 2023 - 10h45Por TJMS

Nesta sexta-feira, 24 de novembro, a comarca de Dourados foi palco do 1º Simpósio Técnico do Conesul sobre o Autismo. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça de MS, por intermédio do NatJus do Comitê Estadual de MS do Fórum Nacional da Saúde do CNJ e do Comitê de Saúde de Dourados, teve a parceria da Unimed Dourados e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O simpósio objetivou abordar, tanto no âmbito jurídico quanto médico, os impactos causados pela judicialização de casos envolvendo pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista e reuniu profissionais e especialistas das áreas de saúde e direito, visando possibilitar um debate abrangente e aprofundado sobre a temática.

A abertura do simpósio foi realizada pelo Des. Luiz Tadeu Barbosa Silva, representando o presidente do TJMS, Des. Sérgio Fernandes Martins. Em sua fala, ele destacou a importância de discutir os impactos causados pela judicialização da saúde e ressaltou as consequências sociais decorrentes das decisões judiciais. "Hoje vamos falar de um assunto tratado com extrema importância pelo Tribunal de Justiça. É preciso se atentar às consequências causadas na sociedade diante das decisões judiciais", afirmou o magistrado.

O mediador do evento foi o Des. Nélio Stábile, que enfatizou a importância de evitar a judicialização desnecessária, ao mesmo tempo em que destacou a necessidade de debater a situação específica das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. "Nós do Poder Judiciário não queremos, não podemos e não devemos evitar a apresentação de ações na justiça. Ao contrário, precisamos evitar a judicialização desnecessária, por isso a importância da realização de eventos como esse. Hoje vamos debater a situação específica das pessoas que possuem Transtorno do Espectro Autista", ressaltou, salientando a importância de tratar da saúde pública e da saúde complementar no mesmo evento, uma vez que o tratamento dado a ambas deve ser similar.

O simpósio teve dois palestrantes de renome. Renato Santos Coelho, médico pediatra do Rio Grande do Sul,  que abordou aspectos médicos relacionados ao autismo. Durante a palestra, ele explicou a origem da nomenclatura, o que consiste o Transtorno do Espectro Autista e a diferença entre transtorno e doença.

O segundo palestrante foi Clenio Jair Schulze, juiz federal em Santa Catarina, que trouxe uma perspectiva jurídica para o debate. Em sua apresentação, o juiz falou sobre a necessidade de os operadores do direito se informarem sobre os reais benefícios de novas terapias e medicamentos, destacando que nem sempre o novo é necessariamente o melhor.

Diversas autoridades estiveram presentes no evento, entre elas o Des. Lúcio Raimundo da Silveira, os juízes César De Souza Lima, Daniela Vieira Tardin, Emerson Ricardo Fernandes, Luiz Alberto de Moura Filho e Marilza Aparecida da Silva Baptista – todos de Dourados; a promotora Rosalina Cruz Cavagnolli, a procuradora do Município Sílvia Dias Caiçara; o vice-governador José Carlos Barbosa, e o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

Após as palestras, houve um espaço para perguntas da audiência, que esclareceram dúvidas e levantaram questões adicionais relacionadas ao autismo e à judicialização. Ao final do simpósio, foram entregues certificados aos participantes da mesa de debates, bem como realizadas homenagens aos envolvidos no evento.

O 1º Simpósio Técnico do Conesul sobre o Autismo foi um marco importante para a discussão e conscientização sobre os desafios enfrentados por pacientes com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias. A iniciativa do TJMS, em parceria com instituições e profissionais renomados, reforça o compromisso em buscar soluções e promover ações que melhorem a qualidade de vida dessas pessoas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, é eleito presidente do Flamengo
FUTEBOL

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, é eleito presidente do Flamengo

EDITAL

Edital de Intimação

UEMS oferece nesta terça curso de formação para Banca Fenotípica
EDUCAÇÃO

UEMS oferece nesta terça curso de formação para Banca Fenotípica

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira
LOTERIA

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira

CAMPO GRANDE 

Mau cheiro leva polícia a encontrar corpo de idoso em sala

ASSISTÊNCIA

Governo deve implantar seis unidades para atender mulher indígena

DOURADOS 

UFGD realiza concurso com 61 vagas para técnicos administrativos

MS

Cuidar de Quem Cuida paga "13º salário" e movimenta a economia

CAMPO GRANDE 

Idoso morre depois de se engasgar com pedaço de carne

PRESIDENTE

Lula é operado às pressas em São Paulo após sentir dor na cabeça

Mais Lidas

POLÍCIA

Homem é preso acusado de abuso sexual contra enteada de 13 anos 

POLÍCIA

Perseguição policial com helicóptero chama atenção no centro de Dourados e traficante é preso

DOURADOS

Concurso da UFGD tem inscrições prorrogadas até janeiro

ACIDENTE

Motorista embriagado causa acidente, fica ferido e durante atendimento médico agride profissional