O IV Seminário Racismo e Antirracismo da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) encerra sua programação hoje (13), com atividades durante a manhã, tarde e noite.
Às 8h de hoje (13), começa a palestra “Estética e Racismo” com a professora Maria Cristina Ruiz Benito (UEMS/UNIGRAN), no cine-auditório da Unidade I. Logo à tarde, a partir das 13h30, serão realizadas as comunicações orais e à noite, às 19h, o minicurso “Estética Racial e Internet”, com o professor Mario Teixeira de Sá Junior (NEAB/FADIR/PPGANT/UFGD).
Na noite de ontem (12), foi realizado os minicurso “Desafio profissional: compreender o outro para ensinar”, com professora Edilaine Fernandes Moraes (TENGATUI MARANGATU).
Já no primeiro dia do evento, 11 de maio, a programação contou com palestra sobre “Racismo Ambiental”, com professora Veronica Maria Bezerra Guimarães (FADIR/UFGD), comunicações orais e minicurso sobre “Arte Africana: Diversidade e Permanência”, com a professora Sheilla Guimarães (UNIGRAN).
Estudantes, professores, técnico-administrativos e membros da comunidade participam do debate sobre medidas para inclusão de grupos historicamente marginalizados como negros e indígenas.
O seminário se propõe a incentivar o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira e História Indígena, como forma de que se reconheça o importante papel das culturas africanas e indígenas na formação da nossa nacionalidade. No ensino de História e outras disciplinas, do Ensino Básico ao Superior, os povos negros e indígenas ainda são comumente representados em papéis de subordinação, o que mantém e difunde uma visão eurocêntrica, fundamentando um imaginário racista.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia fecha "boca de fumo" e prende traficante em flagrante
Líder do Centrão ataca Comunicação do governo Lula, que responde

Veículo furtado em São Paulo é recuperado em Mato Grosso do Sul
Eduardo Bolsonaro diz que tarifa é resposta a abusos de Moraes

Passageira entra em trabalho de parto e motorista é escoltado
Trama golpista: Moraes mantém prisão do general Mário Fernandes
CAMPO GRANDEAdolescentes apedrejam homem enquanto ele dormia em calçada
SAÚDEMS adota Estrutura Mosaico para vigilância contra vírus respiratório
FRONTEIRAPreso suspeito de emboscar e matar trabalhador em estrada rural
NOVAS TECNOLOGIASSUS vai oferecer 2 tratamentos hormonais para endometriose
Mais Lidas

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai

Novo leilão do Detran tem Corsa com lance inicial de R$ 3.545
