Menu
Busca domingo, 28 de fevereiro de 2021
(67) 99257-3397

Técnico admite culpa por doping coletivo e abandona a carreira

05 agosto 2009 - 15h00

Técnico de três dos cinco atletas que foram flagrados em um exame antidoping, Jayme Netto anunciou nesta quarta-feira que está abandonando a carreira. Em entrevista coletiva concedida na sede da Rede Atletismo, equipe à qual pertence, o treinador admitiu culpa pelo caso, mas afirmou que não sabia que a substância era dopante.

Apoiado pelo presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo, e pelo presidente da Rede, Jorge Queiroz de Moraes Junior, Netto explicou que a injeção de EPO nos cinco atletas foi sugerida por um colega, Pedro Balikian Jr, professor e coordenador do laboratório de fisiologia do exercício da Unesp, segundo o qual a substância serviria para acelerar a recuperação física dos atletas.

"Como estudioso, sei que o treinamento é importante, mas tem substâncias que podem favorecer, e outras que servem para dar um upgrade. Ele me falou que essa ajudaria na recuperação, e eu acreditei", detalhou o técnico.

Gesta de Melo, que pela manhã já havia colhido o depoimento de alguns dos atletas envolvidos, encampou a versão contada por Jayme. "Eles não tinham noção de que era uma substância proibida. Achavam que era um aminoácido e receberam injeções na barriga", afirmou.

O presidente revelou ainda um episódio contado por uma das atletas, que teria ocorrido após as primeiras aplicações realizadas em abril, na cidade de Presidente Prudente. "Como ela tinha que viajar, o Pedro deu a ela uma seringa em um isopor e pediu para ela mesma se aplicar. Mas ele pediu que depois ela devolvesse a seringa", detalhou.

Técnico renomado, conhecido pelo bom trabalho realizado nas equipes brasileiras de revezamento, Jayme Netto reconheceu sua parcela de culpa. "Tive culpa mesmo em acreditar na palavra dele", afirmou o treinador, que procurou evitar jogar toda a responsabilidade nas costas de Balikian Jr. "Quero acreditar que ele acreditava no que estava fazendo. Ainda não conversei com ele e não o estou condenando, só ficaria feliz se ele falasse que também se enganou".

Desolado, o treinador afirmou que o caso o leva a encerrar a carreira. "Fui a 10 Mundiais e cinco Olimpíadas. Estou muito decepcionado comigo mesmo", admitiu. "Foi difícil, eu não conseguia raciocinar, não imaginei que isso fosse acontecer. Estou muito preocupado com os atletas, mas não vou abandoná-los em hipótese alguma".

Todos integrantes da Rede, os cinco atletas flagrados em um teste fora de competição são: Bruno Lins Tenório de Barros (200m e 4x100m), Jorge Célio da Rocha Sena (200m e 4x100m), Josiane da Silva Tito (4x400m), Luciana França (400m com barreiras) e Lucimara Silvestre (Heptatlo). Membro da mesma equipe, Lucimar Teodoro (400m com barreira) já havia sido flagrada anteriormente, em exame realizado durante o Troféu Brasil, mas a substância dopante não foi divulgada.

Os seis atletas, que estavam na Alemanha preparando-se para o Mundial de Berlim, retornaram ao Brasil e não poderão disputar a competição. Todos estão suspensos preventivamente.

Procurado pela reportagem, Pedro Balikian Jr. não atendeu as ligações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Repórter fotográfico de MS morre vítima do coronavírus
PANDEMIA
Repórter fotográfico de MS morre vítima do coronavírus
Dourados figura com 82% de ocupação dos leitos de UTI/SUS para Covid-19
PANDEMIA
Dourados figura com 82% de ocupação dos leitos de UTI/SUS para Covid-19
ESPORTE
Campeonato Gaúcho: Internacional estreia contra Juventude na segunda
Em meio a pandemia, polícia encerra "rave" com mais de 500 pessoas em MS
FISCALIZAÇÃO
Em meio a pandemia, polícia encerra "rave" com mais de 500 pessoas em MS
Homem é preso após ameaçar ex-companheira e o seu atual
DOURADOS
Homem é preso após ameaçar ex-companheira e o seu atual
BRASIL
Animais especiais resgatados em Brumadinho aguardam adoção responsável
SAÚDE
Sejusp e Hospital do Amor firmam parceria em benefício de servidores
TRÁFICO DE DROGAS
Jovem é flagrada carregando drogas em ônibus
ENCHENTE
Governo do Acre inicia atendimentos médicos a desabrigados
REGIÃO
Serpente com mais de 2 metros atrapalha trânsito e é resgatada

Mais Lidas

DOURADOS 
Mulher é esfaqueada na região central e encaminhada ao HV em estado grave
DOURADOS 
Mulher que esfaqueou rival é autuada em flagrante por tentativa de homicídio
DOURADOS 
Mulher é presa após furtar residência no Altos do Indaiá
ITAQUIRAÍ
Acusado de matar homem com tiro na nuca diz que vítima ameaçava ex