Menu
Busca sábado, 18 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
CULTURA

Teatro e música dividem a Praça em palco das artes neste sábado

01 agosto 2014 - 18h45

A Praça da Liberdade, espaço que recebe a soma de todas as artes que movimentam o 15º Festival de Inverno de Bonito contará neste sábado (2 de agosto) mais uma vez com atrações diversas, com destaque especial a música e ao teatro. E o melhor de tudo: com entrada franca.

As atividades na Praça da Liberdade mais uma vez começam às 11 horas com a intervenção Caixas Poéticas, da Cia. Sensus, que segue até às 13 horas. Nela o ator carrega uma caixa repleta de pequenas gavetas estimulando o público a abri-las. Dentro pode-se encontrar o nome de um poeta, o título de uma poesia ou música ou ainda um pequeno objeto que o ator utilizará para interpretar um texto literário, proporcionando uma experiência única e marcante para pessoas de todas as idades.

A Cia. Sensus também apresenta das 16h às 18 horas Kinesis, uma performance em que o público é convidado a percorrer vendado um trajeto conduzido pelos atores que interpretam textos e os estimulam sensorialmente pelo tato, olfato, audição e paladar. Por serem criadas situações semelhantes às vivenciadas pelos deficientes visuais e motores, Kinesis permite a sensibilização e tomada de consciência pelos não deficientes. O espetáculo permanece “acontecendo” por várias horas, permitindo ao público liberdade de entrar na hora que desejar e também repetir quantas vezes quiser.

Assim como na sexta, a artista Mariana Piza apresenta neste sábado, a partir das 16 horas a intervenção Formas-me, que busca materializar os resíduos resultantes das relações humanas. A atriz fica em exposição vestida com um macacão de peças de Lego. O público torna-se construtor da obra quando se relaciona com ela, encaixando outras peças no macacão e compondo a forma que eles gostariam que a artista tivesse.

O Grupo Grua – Gentlemen de Rua apresenta às 16h30 e também às 20 horas a performance Corpos de Passagem na Praça da Liberdade. Nela seis homens/executivos exploram as possibilidades do improviso num trajeto determinado e transformam a relação plateia / palco / rua / artista, propondo outra forma de se apropriar dos espaços públicos ou privados e levando o público presente ou passante a se surpreender e a se instigar.

O Grupo Funk-se leva até a Feira Bocaiúva, que acontece durante todo o Festival de Inverno na Rua Pilad Rebuá, às 16 horas, o espetáculo de dança de rua Mosaico Urbano. Nele os artistas propõem um desafio: mostrar diferentes visões de criação coreográfica a partir da ideia de juntar pequenos quadros para se conseguir um resultado no todo, passeando pelos diversos estilos das danças urbanas.

O Coletivo PIC faz da Praça da Liberdade - das 17h às 22 horas - o palco da ação Uma Pá de Idéias, uma intervenção artística que consistiu em uma projeção mapeada em tambores de óleo empilhados. As imagens se misturam a animações abstratas, chamando a atenção para questões ambientais e dando um conceito duplo ao tambor: de agente poluidor a difusor de ideias sociais, culturais e ambientais. No sábado a instalação será desmontada e os tambores receberão a arte do grafite, transformando-se em lixeiras que serão usadas pela Prefeitura de Bonito para a coleta seletiva.

A banda Mustache e os Apaches apresenta às 17h30, na Praça da Liberdade, um show inspirado e lúdico. O grupo nasceu da simbiose criativa de cinco excêntricos músicos que também atuam em vários campos da arte como o circo, artes plásticas, cinema e literatura. Os artistas iniciaram seu projeto apresentando-se nas ruas de São Paulo e se destacaram por serem capazes de transformar qualquer lugar da cidade em um espaço para shows.

Encenado pelo grupo XPTO às 17h30, o espetáculo Lorca Aleluia Erótica, baseado na vida e obra do espanhol Federico Garcia Lorca (1898–1936), é atração do palco Espaço Cênico. A peça é resultado de pesquisa realizada em 2006 por ocasião dos 70 anos da morte do poeta e dramaturgo. A montagem traz fragmentos de obras nunca apresentadas no Brasil ou pouco conhecidas. O resultado é o encontro apaixonado com um dos grandes artistas do século XX através de uma experiência intensa e provocadora.

O Salão das Acácias será palco do espetáculo Joelma, encenado às 19 horas pelo grupo Território Sirius (BA). A peça conta a história de uma mulher nascida no corpo de um homem. Nos trinta anos que vive no sul do País muda o corpo e realiza a cirurgia de redesignação sexual. Por fim retorna para Ipiaú (BA), sua cidade natal. Para além dos aspectos sobre a sexualidade e gênero, a narrativa também apresenta a trajetória religiosa da personagem, que hoje, aos 69 anos, vive numa casa que é um misto de centro espiritualista e igreja. Outro elemento marcante do espetáculo é o assassinato que estabelece uma trama policial na história. Classificação é de 16 anos.

A atriz Mariana Piza reapresenta às 21h30 a performance Cora-me. Através de um vestido com leds vermelhos e munida de um estetoscópio e caixas de som, procura pessoas que deixem expor seu coração "ao mundo". O estetoscópio está conectado às caixas. Desta forma o som do coração da pessoa que interage é ouvido pelas pessoas que assistem a interação. Além disso, as luzes do vestido piscam de acordo com as batidas.

Dois shows especiais movimentam neste sábado o Palco Fala Bonito. Às 19 horas Bianca Bacha, revelação da música de Mato Grosso do Sul, se apresenta com um repertório com influências musicais de Billie Holliday, Amy Winehouse, Norah Jones, Gal Costa e Elis Regina. A cantora promete encantar e surpreender o público com o seu estilo marcante.

Quem se apresenta às 20 horas é Tulipa Ruiz, que com Efêmera, álbum de estreia lançado em 2010, ficou entre os melhores da década pelo jornal Folha de S. Paulo e eleito o melhor do ano pela revista Rolling Stone. Tulipa também levou a estatueta de melhor cantora do Prêmio Multishow em 2011 e conquistou uma leva de fãs que inclui David Byrne. A música Só Sei Dançar com Você foi tema da novela Cheias de Charme e a faixa-título foi trilha de jogo de videogame da Fifa. Em mais de dois anos de estrada foram 150 shows só no Brasil – além de turnês internacionais que incluíram países como Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Dinamarca, Portugal, Itália e Inglaterra.

Uma mostra de curtas com entrada franca também será atração do Festival de Inverno neste sábado. Das 15h às 16h30 o Salão das Acácias receberá 11 curtas nacionais que envolvem temas sociais e culturais. Confira a relação de filmes no site do FestinBonito: [www.festivaldebonito.com.br](www.festivaldebonito.com.br).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Jovem de 19 anos morre em acidente com motocicleta
CAPITAL
Jovem de 19 anos morre em acidente com motocicleta
TELEFONIA
Governo edita decretos para tentar destravar licitação do 5G
Casal é preso por golpe ao vender carro alugado e alegar "furto"
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
OPORTUNIDADE
Fundação de Cultura seleciona artesãos para participar de duas Feiras
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
CAMPINAS
Grávida, Geisa Oliveira, ex seleção de basquete, morre aos 42 anos
DOURADOS
Faculdade Intercultural Indígena publica moção contra o marco temporal
FOGO AMIGO
Militar baleado ao defender mulher na rua recebe alta de hospital
ESPORTE
Dourados enfrenta Miranda na semifinal da Copa Morena neste sábado
PARAGUAI
Com mandado de prisão em abertos, brasileiro é expulso do Paraguai
EDUCAÇÃO
UEMS regulamenta retomada gradual das atividades presenciais

Mais Lidas

DOURADOS
Morto durante o trabalho em fazenda tinha 26 anos
ACIDENTE DE TRABALHO
Maquinário cai e mata trabalhador em fazenda entre Dourados e Itahum
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
REGIÃO
Casal precisa ser socorrido após carro quase ser "engolido" pela chuva