A Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (Ageprev) divulgou a relação com 119 nomes de servidores inativos que devem perder o benefício de fevereiro por não terem comparecido a uma agência do Banco do Brasil para atualizar os dados cadastrais. A lista da Ageprev está disponível no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira, dia 12 de fevereiro.
De acordo com a Ageprev, o prazo limite para atualização no cadastro é o mês de aniversário do servidor. Os benefícios suspensos em fevereiro são referentes aos segurados que aniversariam neste mês e não efetuaram a atualização para continuar recebendo o provento do governo do Estado. A convocação para a atualização dos dados junto aos bancos foi divulgada em julho e novembro do ano passado.
A atualização dos dados cadastrais pode ser feita em qualquer agência do Banco do Brasil dentro do território nacional. Então, mesmo que o servidor inativo esteja em outro Estado, ele pode procurar o banco para não perder o benefício. Aqueles que já tiveram o pagamento suspenso ainda podem efetuar o recadastramento para voltar a receber o benefício da Ageprev.
O recadastramento é feito para que sejam reorganizadas as informações sobre os servidores beneficiados e para fazer o calculo atuarial dos recursos repassados em benefício.
Ageprev
Operando desde o setembro de 2008, a Ageprev substitui o Instituto de Previdência Social de Mato Grosso do Sul (MSPrev). A agência foi criada para atender a uma exigência da Constituição Federal e do Ministério de Previdência Social que previa a existência de uma unidade gestora única para administrar a concessão dos benefícios para os servidores estaduais.
Antes, a tarefa era realizada de forma autônoma pelos recursos humanos de cada secretaria. Cada unidade retinha a contribuição e pagava o benefício. O recadastramento faz parte da reformulação da agência. A ação deve atingir cerca de 18 mil servidores inativos.