Após trocar mensagens pela internet, o padre Alvino Broering, 46 anos, que atuava na Universidade do Vale do Itajaí, se encontrou com o jovem de Navegantes e acabou morto. O crime ocorreu no dia 14 de dezembro.
O rapaz de 18 anos, Maykon Costa Crispim, e o religioso estavam na BR 101 no Astra preto da vítima quando o jovem pediu para ir ao banheiro. Ao pararem o carro, o rapaz deu voz de assalto, o padre reagiu e levou oito facadas, segundo a versão do criminoso. Socorrido por uma ambulância, a vítima morreu no hospital.
O veículo foi encontrado em Navegantes, e por meio do computador e celular da vítima a polícia chegou a três suspeitos. Além de Maykon, outras duas pessoas foram detidas para esclarecimentos. O padre teria se encontrado com outro rapaz no mesmo dia e ido até a cidade de Pomerode. O crime teve grande repercussão na região, ganhando destaque na imprensa local. Mas muitos já sabiam da sexualidade do padre. Há suspeitas de que o rapaz preso já conhecia a vítima antes do encontro fatal.