Tem gente que não perde um cochilo após o almoço, e isso pode melhorar a aprendizagem, é o que aponta estudos. Segundo a pesquisa da Universidade Californiana de Berkeley, uma hora de sesta (sono à tarde) pode tornar as pessoas mais inteligentes, além de arejar a mente e melhorar a capacidade de aprendizagem.
O sono facilita o armazenamento da memória de curto prazo e permite espaço para novas informações, o que reforça a hipótese dos seus benefícios. A conclusão foi feita após análise de dois grupos de adultos saudáveis que foram divididos entre os que tiram a sesta e os que não a tiram. Durante um dia os 39 adultos fizeram exercícios de aprendizagem para colocar à prova o hipocampo, uma região do cérebro que ajuda a armazenar memórias sobre eventos. O resultado foi negativo para os que não tinham dormido após o almoço.
De acordo com a equipe de pesquisadores, quem permanece horas acordado tem o funcionamento da mente mais lento, e ainda quem passa a noite acordado perde 40% da capacidade de fazer novas atividades. “Descansar o corpo e a mente faz bem para se ter uma vida saudável. Além do descanso é bom alimentar-se adequadamente e praticar atividades físicas, visando um bom rendimento escolar”, enfatiza a tutora do Portal Educação, Thais Elena Carvalho.