Um site que demora e deixa os clientes incapazes de completar transações pode trazer prejuízos para as empresas, já que a pessoa fica impaciente e acaba migrando para o site da concorrência.
Segundo uma pesquisa realizada por uma empresa de monitoramento web, mais de dois terços dos entrevistados dizem que não têm tolerância em épocas normais. Um exemplo é em tempos de datas festivas como o Natal, quando as pessoas deixam de enfrentar longas filas em lojas da vida real para facilitar as compras.
O estudo foi feito com 1,5 mil pessoas que realizaram transações pela internet durante as festas de final de ano, período de férias escolares e mudanças de ações de mercado.
Foi constatado que 78% dos consumidores passaram para sites rivais ao enfrentar demoras, erros ou problemas de transação. Sem contar que 88% dos entrevistados alegaram não voltar ao site em que o desempenho os desapontou.
“Ainda existem muitos portais que não suportam a grande demanda de acessos, mas os usuários sabem escolher o que for melhor e isso faz parte da competitividade entre as empresas”, explica Renato de Brito Nicodemos, tutor do Portal Educação.
Os mais afetados com a lentidão da web são os bancos, lojas e agências de viagens. Para amenizar o problema, é preciso que as empresas determinem se seus aplicativos e sua infraestrutura podem suportar altos volumes de tráfego em horas de pico realizando testes. Para tanto, os sites precisam ser monitorados, particularmente da perspectiva do usuário.