Menu
Busca quinta, 25 de fevereiro de 2021
(67) 99257-3397

Simpósio destaca importância da pesquisa em Enfermagem

04 agosto 2009 - 14h56

Formar profissionais também habilitados na promoção da pesquisa científica é o debate que envolve professores e acadêmicos do curso de Enfermagem da Unigran nos dois dias do “I Simpósio de Pesquisa em Enfermagem”. O evento aberta ontem, traz à discussão a formação continuada dos enfermeiros. Palestras e mesas-redondas fazem parte da programação que, durante este mês, vai promover mini-cursos em diferentes temáticas em torno da metodologia científica.
Seguindo orientações das propostas pedagógicas da Unigran – atuação acadêmica no ensino, pesquisa e extensão – professores do curso de Enfermagem prepararam o simpósio para também refletir com os alunos a contribuição do curso para com a sociedade. Implantado em 2004, a Enfermagem já formou duas turmas, e está consolidado no mercado de trabalho com profissionais que ocupam cargos de coordenadores em hospitais e clínicas, de Dourados e região.
Assim como a forte atuação dos enfermeiros egressos que estão construindo sólida carreira, o curso se prepara para atuar com maior produção científica. “O simpósio surge em um momento importante, no qual professores e acadêmicos estão discutindo as linhas de pesquisa, para que os projetos acadêmicos no ensino, pesquisa e extensão sejam integrados”, diz a coordenadora do curso, Erika Kaneta Ferri.
A professora foi uma das palestrantes na abertura do evento. Ela falou sobre as perspectivas da Enfermagem na pesquisa científica. “A ideia inicial é formar grupos de pesquisas para atuar com a iniciação científica, de forma integrada nas disciplinas curriculares”, comentou, frisando que a Unigran incentiva todos os cursos a consolidar a pesquisa acadêmica por meio das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação e de Ensino e Extensão.
“Com isso trabalhamos com o incentivo da produção acadêmica, a constante busca de qualificação dos professores e a formação de novos pesquisadores na área da enfermagem”, frisa a coordenadora do curso. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Bernadeth Bucher, ressaltou a importância da pesquisa científica entre acadêmicos e professores. “A UNIGRAN tem incentivado, e muito, projetos de pesquisa na graduação e pós-graduação. Nosso objetivo é ampliá-los com a formação de grupos de estudos e pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento”.
A abertura do evento contou ainda com a mesa-redonda “Desmistificando a publicação”, com a participação do professor Marcelo Silva, coordenador dos debates da noite. E para falar sobre a publicação das pesquisas científicas foram convidados os professores Wanderlei Onofre Schmitz, da Unigran, e Cássia Barbosa Reis, da Uems. Wanderlei é editor da “Interbio”, revista eletrônica da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Instituição. A discussão abordou as normas de publicação e a importância para o pesquisador em divulgar os trabalhos acadêmicos em revistas científicas.
As atividades da primeira noite do Simpósio encerraram com a professora Geórgia Borges, que falou sobre o Comitê de Ética em Pesquisa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
UFGD amplia prazo para inscrição no Vestibular Intercultural Teko Arandu
Saúde capacita agentes sobre o Programa Rastrear
DOURADOS
Saúde capacita agentes sobre o Programa Rastrear
Disponível programa para declaração do Imposto de Renda 2021
ECONOMIA
Disponível programa para declaração do Imposto de Renda 2021
Cobra coral é encontrada dentro de residência na Capital
SUSTO
Cobra coral é encontrada dentro de residência na Capital
Dourados e outras cidades tem alerta de chuvas intensas
TEMPO
Dourados e outras cidades tem alerta de chuvas intensas
DOURADOS 
Aeroporto fechará de maio a outubro para reforma e ampliação da pista
ECONOMIA
Dólar sobe e fecha acima de R$ 5,50
POLÍTICA
Caixa mais que dobrou a concessão de crédito imobiliário em 2020
NOVA ANDRADINA
Condenado, homem alvo de operação em 2013 é preso em MS
LUTO
José Becker, pai do goleiro Alisson, morre afogado em barragem do RS

Mais Lidas

REGIÃO
Homem é preso após estuprar menina de 11 anos
POLÍCIA
Identificada vítima fatal de acidente entre carretas
DOURADOS
Câmara aprova projeto do Executivo para elevar remuneração de secretários municipais
BELEZA
Representante de Dourados está na final do Miss Brasil Teen