sexta, 24 de maio de 2024
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ECONOMIA

Sicredi Centro-Sul MS/BA participa da 11ª Semana ENEF

15 maio 2024 - 06h48Por Redação

A Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – vai participar, de 13 a 19 de maio, da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF) que todos os anos é promovida pelo Fórum Brasileiro de Educação Financeira, vinculado ao Banco Central. Este ano, o tema da campanha será “Proteção Financeira e Solidariedade aos irmãos do Rio Grande do Sul”, que vai alertar associados e comunidade sobre como se prevenir dos golpes e das fraudes financeiras, além de mobilizar o púbico para a situação do estado gaúcho.

Diversas instituições públicas e privadas do país participam da Semana ENEF e a Sicredi Centro-Sul MS/BA estará presente com atividades locais de educação financeira promovidas pelas suas 49 agências em Mato Grosso do Sul e na Bahia, todas vinculadas ao Programa de Educação Financeira do Sicredi, o Cooperação na Ponta do Lápis. O objetivo é alcançar associados e não associados com produtos não financeiros, mas que também contribuem com o propósito da Cooperativa que é o de construir uma sociedade mais próspera.

Dentro das ações, a ideia é abordar os riscos financeiros cibernéticos; promover o combate e a prevenção a fraudes e ainda promover a segurança da informação. Dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostram que as tentativas de golpes financeiros mais comuns são a clonagem de cartão de crédito, ligações falsas envolvendo o 0800 e os pedidos de dinheiro via WhatsApp. 

Outra novidade da 11ª Semana ENEF será o lançamento do site de Educação Financeira (www.sicredi.com.br/educacaofinanceira) que concentra, em um só lugar, diversos conteúdos sobre o tema como cursos, materiais em vídeo e e-books. Para os associados do Sicredi, também está disponível um diagnóstico sobre a saúde financeira por meio do Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB), criado pela Febraban.  

Para o presidente da Cooperativa, Paulo Roberto Neves, as ações locais acontecerão em diferentes formatos e estarão conectadas com a realidade e o contexto das regiões onde a Sicredi Centro-Sul MS/BA está presente. “A educação, formação e informação é um dos princípios do modelo de negócios cooperativista e que também guia nossa geração de impacto positivo na sociedade. Participar da Semana ENEF é fazer diferença na vida das pessoas”, destacou.

Semana ENEF
A Semana ENEF acontece anualmente desde 2014 e tem a finalidade de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira por meio de ações e iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária e fiscal, seguindo os critérios de gratuidade, ausência de qualquer viés comercial e a proibição de venda de produtos ou serviços. 

Há alguns anos o segmento cooperativista tem exercido grande protagonismo dentro da Semana ENEF, liderando o número de iniciativas específicas e campanhas em massa, sendo responsável também por grande parte do público impactado/alcançado. Responsável por 65% das ações realizadas nas duas mais recentes edições da Semana ENEF, o Sicredi, no último ano, realizou mais de 3,7 mil iniciativas, alcançando mais de 21 milhões de pessoas.

No Rio Grande do Sul, a ação será postergada para o segundo semestre deste ano, em data a confirmar. Ainda, vale ressaltar que o Sicredi vem cooperando com a comunidade de maneira geral, auxiliando no resgate de pessoas e na organização de uma campanha de doações financeiras por meio da Fundação Sicredi. A empresa nasceu há mais de 120 anos no Rio Grande do Sul com a missão de cooperar e reforça este princípio no momento em que o seu Estado de origem mais precisa de solidariedade.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA

Polícia Federal pede novo inquérito contra deputado Chiquinho Brazão

CAPITAL

'UEMS na Comunidade' visita o bairro Moreninhas II neste sábado

OPORTUNIDADE

Senai e Energisa abrem 100 vagas para curso de eletricista para homens e mulheres

COMUNIDADE

Sicredi Centro-Sul MS/BA abre inscrições para Fundo Social 2024

BRASIL

Governo sobretaxa misturas no aço usadas para burlar punições

JUSTIÇA

STF julga validade de regras internacionais para sequestro de crianças

SÃO PAULO

Parada LGBT+ pede que público resgate cores da bandeira do Brasil

ECONOMIA

Taxação de super-ricos ganha adesão de países, diz Haddad

MATO GROSSO DO SUL

Polícia apreende cocaína escondida dentro de caixas de suco

SAÚDE

SUS terá recursos para aumentar acesso a cuidados paliativos

Mais Lidas

REGIÃO 

Empresários são detidos por desvio de energia elétrica após operação do SIG

R$ 37 MILHÕES

Empresa é contratada para prolongar avenida do Centro até parque público de Dourados

BR-463

Douradense é preso com drogas em carro de luxo

ITAPORÃ

Funcionário de fazenda morre durante manutenção em silo