Menu
Busca quinta, 06 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Showtec apresenta tecnologias para Integração Lavoura-Pecuária

18 janeiro 2011 - 11h26

Entre os dias 1º e 3 de fevereiro, a Fundação MS realiza em Maracaju o Showtec 2011, que é um dos maiores eventos de difusão de tecnologias para a produção no campo. Aproximadamente 115 empresas já estão confirmadas, um recorde para o Showtec que a cada ano vem despertando o interesse de novos parceiros que vêm expor suas tecnologias.

“As tecnologias que serão apresentadas já estão implantadas e prontas para o evento. No momento estamos preparando a montagem dos estandes de demonstração e cuidando dos últimos detalhes para que o Showtec seja novamente um sucesso em difusão de tecnologias e número de visitantes.
Queremos fazer com que os produtores rurais tenham uma maior eficiência na compra de insumos, na venda de grãos e de carne, entre outros”, afirma o Diretor Executivo da Fundação MS, Dirceu Broch.

Além do foco principal do Showtec 2011 que será a Gestão na Agropecuária, os pesquisadores vão abordar as tecnologias para o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária com ganhos em produtividade de grãos e carne. “No Centro-Oeste, a Integração Lavoura Pecuária surgiu em Maracaju e a Fundação MS foi à primeira Instituição a pesquisar e divulgar este sistema, sendo hoje o modelo padrão de tecnologia para o Ministério da Agricultura”, ressalta ele. Em 2010 Maracaju foi considerada a capital estadual da Integração Lavoura-Pecuária pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul.

De acordo com o engenheiro agrônomo, em Mato Grosso do Sul a técnica da Integração Lavoura-Pecuária ainda não é explorada suficientemente. “São poucos os produtores que estão realizando esta prática em torno de 10% a 15% do que poderia ser feito devido a problemas culturais, já que muitos lavoureiros não gostam da pecuária e muitos pecuaristas não gostam de lavoura e também pela dificuldade econômica de se montar este sistema de integração. Só para exemplificar, para se fazer a integração lavoura-pecuária em 100 ha seria necessário adquirir 800 cabeças de gado o que custaria em torno de 800 mil reais, fora o investimento em infraestrutura, cerca, aguada, mangueiro e etc.”, aponta Dirceu.

Há 30 anos plantando soja no verão e milho safrinha, o produtor rural Leo Renato Miranda, resolveu implantar a técnica deste sistema na propriedade São Joaquim, localizada a 8 Km de Maracaju. “Como eu tive um problema de monocultura com doenças de solo, busquei uma alternativa rentável para que eu pudesse achar a solução. Durante dois anos optei pela pecuária criando gado e plantando pasto. Além de diminuir os nematoides e melhorar a matéria orgânica, eu diversifiquei minha atividade. Até porque a soja depende do clima, já o gado e o pasto são mais resistentes. Hoje colho 60 sacas/ha, enquanto que antes eu tinha uma produção de 35 sacas/ha”, relata Leo.

Por outro lado, a Integração Lavoura-Pecuária é de suma importância para o desenvolvimento de uma Agricultura Sustentável. “Por meio desta tecnologia recuperam-se pastagens degradadas, evitando assim a deterioração do solo e do meio ambiente (erosão). Com isso, há um aumento na produção de forragens, na produção de carne e na produção de palhada para o plantio direto. Através
do aumento da cobertura do solo tem-se um maior armazenamento de água e um acréscimo na produção de matéria orgânica e, consequentemente, um armazenamento de carbono ao solo diminuindo assim o efeito estufa e a temperatura. Com o sistema da Integração Lavoura-Pecuária, o produtor rural tem uma maior diversificação na sua receita e uma segurança de maiores
produtividades, pois ele estará realizando rotação de culturas e um plantio direto de melhor qualidade”, explica Dirceu Broch.

Deixe seu Comentário

Leia Também

STJ
Advogado acusado de matar ex-lider do PSL sofre nova derrota na Justiça
IBGE
Governo recorre da decisão do Supremo sobre realização do Censo 2021
Motorista perde o freio e caminhão carregado com frangos colide em carreta
Motorista perde o freio e caminhão carregado com frangos colide em carreta
BRASIL
Mulher vítima de violência terá prioridade em programa habitacional
Jeep bate em carreta, capota, sai da pista e fica destruído na BR-267
NOVA ANDRADINA
Jeep bate em carreta, capota, sai da pista e fica destruído na BR-267
BRASÍLIA
'Tô vendo uma barata aqui', diz Bolsonaro a apoiador com cabelo 'black power'
Suspeito de levar foragidos do ES ao Paraguai é preso com R$ 12 mil
UFGD
Workshop de saúde vocal para profissionais da voz acontece na próxima semana
NOVA ANDRADINA
Ex-namorado de líder do PSL encontrada morta, é indiciado por feminicídio
BRASIL
Caixa Econômica lança campanha para estimular transações pelo celular

Mais Lidas

PANDEMIA
Decreto reduz toque de recolher em Dourados na semana do Dia das Mães
DOURADOS
Pancadaria em motel termina na delegacia com três pessoas detidas
REGIÃO
Mãe e filha são executadas em locais diferentes na fronteira
PONTA PORÃ
Vítima de execução na fronteira registrou boletim de ocorrência contra o namorado