A sessão que aprovou o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), na noite de ontem (04), no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), quase terminou com agressões físicas, porém o que não faltou por parte do deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG), e do deputado federal Calos Marun (PMDB-MS), foram gritos, empurrões e troca de ofensas.
Calos Marun, a favor do fundo chegou a tentar acalmar o colega Júlio Delgado, contrário ao projeto, que continuou gritando e avançando contra os deputados do PMDB, que defendem o fundo bilionário.
“Seu merda! Seu merda!”, essa foi a fala de Marun, que marcou a votação que era para ter sido simbólica, mas acabou sendo nominal, o que gerou confusão.
De acordo com o site Congresso em Foco, Maia, presidente da Casa, questionou o fato do texto ter 17 páginas a mais. “Combinamos votar um texto enxuto. Agora aparece um texto com mais 17 páginas. Como alguém aqui vai saber o que está votando?”, indaga.
Confusões a parte, o fato é que a votação aconteceu de forma nominal, e terminou com 223 favoráveis e 209 votos contrários à criação do fundo eleitoral com dinheiro púbico.
Em Mato Grosso do Sul, cinco deputados votaram a favor, sendo eles o Zeca do PT, Vander Loubet (PT), Carlos Marun (PMDB), Dagoberto Nogueira (PDT) e Mandetta (DEM).
Geraldo Resende e Elizeu Dionísio, ambos do PSDB e Tereza Cristina, do PSB, votaram contra.
O Fundo
O Fundo Especial de Financiamento (FECFC), garante recursos para as campanhas eleitorais por meio de emendas parlamentares e também do corte de gastos com propaganda no rádio e TV. A expectativa é que o fundo chegue a R$ 1,7 bi.
O texto garante que a fonte principal dos recursos, 30% do valor total, será de emendas parlamentares da bancada. O governo pretende reduzir os gastos com as emissoras, pagas por meio de isenção de impostos.
Assista ao vídeo!
Deixe seu Comentário
Leia Também
Condenado a 12 anos de prisão por estuprar a própria filha é preso
DEPUTADA FORAGIDAPolícia italiana investiga lugares onde Zambelli poderia estar
SELVÍRIASuspeito de matar trabalhador em carvoaria continuará preso

Conscientização sobre saúde masculina é tema de encontro
PF deve investigar jovem que fingia ser estudante de Medicina
No STF, Mauro Cid confirma delação que incrimina Braga Netto
RECEPTAÇÃODono de ferro-velho é preso com cadeira de prefeitura municipal
FUTEBOLSantos e Neymar chegam a acordo por contrato até o fim de 2025

Após mensagem a amigo, mulher desaparece e família pede ajuda
INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados em 24 de julho
Mais Lidas

Polícia vai às ruas em Dourados e mira nomes ligados a facção criminosa

Três cidades de MS registraram temperatura abaixo de zero nesta terça-feira

Idoso morre em obra que trabalhava como vigia após madrugada gelada
