Menu
Busca quinta, 26 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
ROTEIRO&VIAGENS

Serra Morena, na Serra do Cipó: beleza natural de BH

26 setembro 2017 - 10h14

Localizado a 100 km da capital mineira, com cachoeiras, montanhas e clima agradável, a Serra do Cipó é um dos melhores lugares para viajar para quem procura cachoeiras no interior de Minas Gerais. A pequena Santana do Riacho é uma das melhores cidades para explorar as trilhas e cachoeiras pertinho de BH.

Cachoeira Serra Morena

Cachoeiras como a Serra Morena, em área particular e de fácil acesso fazem parte das paisagens em torno do simpático centrinho de Santana do Riacho, na Serra do Cipó. A cachoeira Serra Morena fica em uma área privada que cobra 30 reais para entrar por pessoa. Não é barato, mas o visitante tem acesso a dois poços para tomar banho de cachoeira. O lugar conta com restaurante e estacionamento.

A vantagem é que dá até para ir e voltar para Belo Horizonte no mesmo dia, pois o acesso até a cachoeira é de dificuldade fácil para moderado. A trilha tem 1 km e é tranquila, só no final, quando a cachoeira no interior mineiro já é visível, um trecho íngreme oferece dificuldades para descer.

O problema para essa viagem bate e volta é passar por dentro de Lagoa Santa, no caminho entre BH e a Serra do Cipó. Aos finais de semana, há longos trechos congestionados para atravessar a cidade pela rodovia.

Mas o visual compensa e é fácil visitar a queda d’água. Basta pegar uma trilha fácil de cerca de 1 km, com um trecho íngreme no final, quando já se vislumbra a queda d’água e o poço de águas esmeralda quando o clima está seco.

Parque Nacional da Serra do Cipó

Para quem procura trilhas e cachoeiras mais selvagens, a cidadezinha também é base para o Parque Nacional da Serra do Cipó, que enfileira cachoeiras entre suas trilhas. No entanto, para visitar as cachoeiras do parque da Serra do Cipó, vale a pena ficar hospedado em alguma pousada ou camping da região, já que o acesso é feito depois de quilômetros de trilhas.

O parque, criado em 1978, guarda ainda cânions, paredões de pedra e cavernas em sua área acidentada, com altitudes que variam de 700 a 1600 metros de altitude.

Onde ficar na Serra do Cipó

Para quem pretende ficar em algum lugar na Serra do Cipó, existem boas opções no Booking. Santana do Riacho tem uma pequena estrutura turística e boas opções de lugares para ficar na Serra do Cipó.

São desde pousadas charmosas na beira de rio até campings baratos para quem quer curtir o contato com a natureza. Os casais contam com bons chalés perto de BH para um final de semana.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SÃO GABRIEL
Jovem é presa ao pedir carona para transportar mochila com cocaína
CÓDIGO PENAL
Senado Federal aprova pena maior para crimes de racismo e homofobia
OPERAÇÃO SPARTACUS
Exército prende 2 pessoas, apreende 57 armas e 25 mil munições
POLÍTICA
Bolsonaro edita MP que isenta conta de luz para moradores do Amapá
NOVA ANDRADINA
Polícia Civil destrói 822 quilos de drogas no Vale do Ivinhema
REGIÃO
Startup-se Bioeconomia reúne jovens para identificar oportunidades
CAPITAL
Dependendo de moto para trabalhar, família tem veículo furtado
JUDICIÁRIO
STF adia decisão sobre remarcação de concursos por crença religiosa
Sobe para 41 o número de mortos em acidente no interior de São Paulo
UEMS
Thiago, de 21 anos, pesquisa as potencialidades da Guabiroba-verde

Mais Lidas

VIOLÊNCIA
Mulher esfaqueia ex após discussão em hotel no Centro de Dourados
DOURADOS 
Foragido, autor de homicídio condenado a 16 anos é preso no Novo Horizonte
CRIME BÁRBARO
Suspeita de esquartejar e colocar corpo de namorado em malas se entrega à polícia
IMPROBIDADE
Caso de vereador que perdeu mandato em Dourados tem desfecho no STJ