Menu
Busca sábado, 15 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Senar/MS capacitou mais de 38 mil trabalhadores rurais em 2010

18 janeiro 2011 - 18h20

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) fechou o ano de 2010 com a meta de atendimentos superada em 42,5%. Em todo o Estado, por meio da parceria com os Sindicatos Rurais municipais, o Senar/MS levou conhecimento e informação a 38,4 mil pessoas, sendo que a meta estabelecida para o período era 26,9 mil.

Agricultura, pecuária, agroindústria, aquicultura, prestação de serviço, extrativismo, silvicultura, alimentação e nutrição, artesanato, cultura, esporte, educação, organização comunitária, saúde, entre outros. No total, foram 2002 ações entre cursos, treinamentos, palestras e capacitações oferecidos gratuitamente em 2010, totalizando uma carga horária de 53,3 mil horas/aula.

Para o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, a superação de resultados se deve ao investimento em profissionalização dos técnicos e instrutores que atendem ao homem do campo. "O Senar mantém um trabalho constante de atualização e busca de novos focos de atuação, sempre privilegiando as potencialidades de cada região", enfatizou o dirigente.

Além dos cursos de profissionalização e promoção social, o Senar também investe na realização de ações por meio de Programas Especiais. No ano passado, os 10 programas e projetos executados pelo Senar/MS atenderam 14,9 mil pessoas ligadas à atividade rural. O número representa 28,9% a mais que 2009, quando 10,5 mil trabalhadores rurais receberam qualificação profissional.

Entre os temas abordados nas capacitações, estão o manejo básico de pastagens, cultivo de plantas medicinais, operação e manutenção de carregadoras de cana-de-açúcar, gestão ambiental, adestramento de equinos, aplicação de medicamentos de bovinos, produção de pólen e culinária básica.

Para o próximo mês já está prevista a realização de 222 cursos que devem capacitar cerca de 2,5 mil trabalhadores rurais. Esse ano, os cursos do Senar/MS iniciam em todo o Estado a partir de 1° de fevereiro. O Senar mantém um portfólio de 105 cursos diferentes, oferecidos gratuitamente, sob demanda e em parceria com os sindicatos rurais. O calendário de cursos está disponível no endereço eletrônico www.senarms.org.br.

Sobre o Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAPITAL
Homem morre após bater motocicleta na traseira de caminhonete
Dourados vai receber recursos para ampliação de esgotamento sanitário
SAÚDE
Dourados vai receber recursos para ampliação de esgotamento sanitário
BATAGUASSU
Ex-marido descarrega revólver contra mulher que fica em estado grave
EDUCAÇÃO
Professores desenvolvem projeto que busca integrar Escola e Universidade
Jovem de 21 anos é autuada por incêndio em vegetação e resíduos
Jovem de 21 anos é autuada por incêndio em vegetação e resíduos
SAÚDE
Anvisa autoriza produto à base de cannabis em projeto com a Fiocruz
POLÍCIA
Suspeito de assassinar artista plástica em Campo Grande é morto pela polícia
Governo libera R$ 2,61 bilhões para as universidades federais
AQUIDAUANA
Quadrilha especializada em abigeato é presa enquanto dividia carcaça de vaca
REGIÃO
Barbosinha ressalta trabalho de Tereza Cristina ao prestigiar entrega de títulos

Mais Lidas

CORONAVÍRUS
Murilo Zauith passa por reabilitação e segue internado em SP
TRÁFICO DE DROGAS
Chefe do 'Comando Vermelho' e foragido há seis meses é preso em Dourados
DOURADOS
Criança encontrada morta apresentou problemas estomacais uma semana antes
CACHOEIRINHA
Polícia fecha ponto de distribuição de drogas e prende abastecedor