Menu
Busca sexta, 17 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
NOVIDADE

Senai promove exposição sobre tecnologias usadas na educação

15 julho 2014 - 09h10

O uso de tecnologias está modificando as formas de aprender e ensinar na educação profissional. Ferramentas como ambiente virtual, simuladores em três dimensões e jogos de Internet já são realidades muito próximas das salas de aula e das oficinas das unidades do Senai em todo o Brasil e poderão ser observadas bem de perto na “Exposição de Tecnologia Educacionais do Senai – O Futuro”, que será realizada de 21 a 24 de agosto no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande, das 14 às 22 horas, durante a Feira do Empreendedor.

Os visitantes poderão conhecer 11 novas tecnologias e entender melhor como deve ser o futuro da educação profissional nos próximos anos nas unidades do Senai em todo o Brasil. A exposição terá recursos de interatividade aplicados à educação e conteúdos que unem conhecimentos teóricos e práticos. Além disso, os visitantes conhecerão equipamentos e ferramentas educacionais que podem ser encontradas no Senai, tais como a caverna digital, os simulares de solda, de empilhadeira, de escavadeira e de colhedeira e o kit didático de petróleo e gás, bem como realidade aumentada, sala de 3D, ambiente virtual e livros didáticos.

Segundo técnico do Núcleo de Educação a Distância do Senai de Mato Grosso do Sul, Harlen Nelson Aguena Flores, o evento será uma forma de expor aos visitantes da Feira do Empreendedor os módulos de tecnologias educacionais que já estão ou ainda serão inseridos nas unidades do Senai em todo o País. “Essas novidades estão sendo implantadas em algumas unidades do Senai e se trata de uma tecnologia de ponta com foco na automação industrial. A exposição vai trazer essa riqueza de recursos didáticos para mostrar aos sul-mato-grossenses as ferramentas do futuro na aprendizagem industrial”, detalhou.

###Principais atrações
A “Exposição de Tecnologia Educacionais do Senai – O Futuro” estará repleta de interatividade com recursos tecnológicos modernos aplicados à educação e conteúdos interessantes que convidam os visitantes a uma vivência lúdica que entrelaça saberes teóricos e práticos, combinando a dimensão real e virtual da indústria e da escola em diferentes espaços e tempos. Uma dessas atrações é a caverna digital, que será um espaço com projetores gráficos 3D dispostos em três paredes e no chão, em que os alunos serão imersos em um ambiente virtual simulado e poderão realizar operações complexas e tomar decisões com absoluta segurança.

A partir da simulação de situações reais, como, por exemplo, a operação de uma plataforma de petróleo, os alunos aprimorarão suas capacidades e aprenderão procedimentos complexos que deverão ser executados durante as atividades profissionais. Na caverna digital, os visitantes explorarão, interagirão e vivenciarão situações reais por meio da tecnologia, que torna a educação profissional mais atraente e efetiva, além de aumentar a escala de atendimento do Senai e possibilitar a construção de diferentes situações de aprendizagem.

Os visitantes ainda terão à disposição diversos simuladores, tais como o de empilhadeira, que permite a operação da máquina em um cenário real de um centro de distribuição, oferecendo situações encontradas no cotidiano profissional. Entre os vários benefícios dessa tecnologia se destacam o aumento da segurança e a diminuição de custos com materiais consumíveis. Já o kit didático de petróleo e gás é tem por objetivo possibilitar a oferta de cursos para a indústria petrolífera de exploração on shore (em terra), viabilizando a ação didática e a inovação tecnológica, por meio de uma solução móvel de fácil operabilidade dos equipamentos e instrumentos.

O ambiente virtual de aprendizagem possibilitará o acesso de vários tipos de ferramentas, como fóruns, chat, enquetes, web conferência, entre outras, que são utilizadas para apoiar a formação das capacidades técnicas desejadas para os alunos. Os livros didáticos foram e estão sendo desenvolvidos nos departamentos regionais do Senai mediante um padrão nacional e de acordo com os desenhos curriculares nacionais. Além da demonstração dos livros tradicionais, na exposição também é possível conhecer as versões dos livros para tabletes e smartphones.

###Serviço
A Exposição de Tecnologia Educacionais do Senai – O Futuro” será de 21 a 24 de agosto, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), das 14 às 22 horas, durante a Feira do Empreendedor


Deixe seu Comentário

Leia Também

Dourados enfrenta Miranda na semifinal da Copa Morena neste sábado
ESPORTE
Dourados enfrenta Miranda na semifinal da Copa Morena neste sábado
Com mandado de prisão em abertos, brasileiro é expulso do Paraguai
PARAGUAI
Com mandado de prisão em abertos, brasileiro é expulso do Paraguai
EDUCAÇÃO
UEMS regulamenta retomada gradual das atividades presenciais
FÁTIMA DO SUL
Homem grava vídeo para inocentar esposa: "Erro meu, bebi demais"
IMUNIZANTE
Sociedade Brasileira de Pediatria defende vacinação em adolescentes
MEIO AMBIENTE
Ambiental desmonta acampamento de caçadores às margens do Apa 
NÚMEROS DA TRAGÉDIA
Brasil se aproxima de 590 mil mortes por Covid; média segue estável
DROGA
Paraguai destrói 36 toneladas de maconha que viriam para o Brasil
Cultura prorroga prazo para inscrição ao Auxilio Emergencial
CAPITAL
Jovem marca encontro, é estuprada e idosa presta socorro

Mais Lidas

DOURADOS
Após denúncias, casal é preso por tráfico no Jardim Guaicurus
24 HORAS DE VACINA
Dourados terá 'viradão' da vacina para aplicar doses em cinco grupos
DOURADOS
'Trevo do DOF' terá viaduto de 40m e ficará pronto em oito meses
DOURADOS
Homem morre no hospital depois de ser atropelado na área central