O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (16), em votação simbólica, o projeto de lei que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), com sede em Foz do Iguaçu e 50% de suas vagas destinadas a acadêmicos e professores dos países vizinhos.
De acordo com a Agência Senado, a aprovação do projeto da UNILA, elaborado pelo governo e relatado pelo senador potiguar José Agripino Maia, fez parte de um lote de cerca de 60 projetos encalhados na pauta e deliberados em “esforço concentrado” durante a sessão parlamentar.
Na opinião do relator, "a criação da UNILA fortalece o Mercosul e é um passo fundamental para a construção de uma mentalidade de integração regional. É fundamental para a interação e o aperfeiçoamento dos sistemas educativos entre os países”.
Maia destacou, ainda, que “a universidade será fundada na valorização da diversidade, na cultura da paz, na tolerância e na solidariedade", motivo pelo qual, seria uma iniciativa louvável por parte do governo federal brasileiro. O texto seque, agora, para a sanção do presidente Lula.
Com edifícios projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a UNILA terá, em sua fase final, capacidade para atender 10 mil estudantes de graduação, mestrado e doutorado, com cursos bilíngues em português e espanhol. Seu campus será instalado na região norte da cidade, nas proximidades da Vila “C”.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Homem é condenado a 74 anos de prisão por estuprar crianças

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 100 milhões nesta 5ª-feira
Convocação para Assembleia Geral

MS apresenta ações de desenvolvimento e sustentabilidade
CNU 2025: prazo para envio de títulos começa nesta quinta-feira

Novo aplicativo do Detran/MS facilita fiscalização do trânsito
Gabarito oficial do 1º dia de Enem será divulgado nesta quinta

Polícia apreende meia tonelada de inseticida contrabandeado
Quinta-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados
TRÊS LAGOASHomem tenta atear fogo na esposa após ser acusado de traição
Mais Lidas

Para celebrar 20 anos de carreira, banda faz show gratuito em Dourados

Alertas colocam Dourados com risco de tempestade entre hoje e sexta-feira

Licitação é homologada e parque que virou ponto de usuários de drogas será revitalizado
