O TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) anunciou que terá início na próxima segunda-feira (30) e seguirá até o dia 4 de dezembro a 15ª edição da Semana Nacional de Conciliação.
Essa iniciativa tem como objetivo mobilizar operadores do direito e a sociedade para disseminar a conscientização e a cultura conciliatória como mecanismo eficiente para efetiva prestação jurisdicional.
Segundo a Corte estadual, no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul a ação será de responsabilidade do coordenador de Conciliação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Des. Vladimir Abreu da Silva, e do juiz Cezar Luiz Miozzo.
“Neste ano, em virtude da pandemia de Covid-19, as sessões de conciliação serão feitas por meio de videoconferência via Cisco Webex-CNJ. Participarão da ação todas as comarcas e varas do Estado que permitam a conciliação e, em segundo grau de jurisdição, os desembargadores que decidirem aderir ao movimento podem participar, mediante comunicação à comissão coordenadora. Foram agendadas 386 audiências para a mobilização pelo agendamento on-line no Portal do TJMS”, detalha.
Ainda conforme o informe divulgado pelo TJ, se a conciliação resultar num acordo entre as partes, este será homologado pelo juiz de Direito ou desembargador que presidir o feito.
“A 15ª Semana Nacional da Conciliação no Poder Judiciário de MS está normatizada pelo Provimento n. 506, de 27 de outubro de 2020”, informa.
No ano passado, a mobilização ocorreu de 4 a 8 de novembro, sendo realizadas 2.858 audiências em MS, que totalizaram R$ 6.644.660,59 em acordos homologados pela justiça.
A conciliação pode ser utilizada em quase todos os casos: pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras e problemas de condomínio, entre vários outros.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Dólar cai para R$ 5,31 com otimismo por posse de Biden

Onça que sofreu queimaduras em incêndio na Serra do Amolar será solta

Adolescente de 16 anos tenta fugir da PRF em carro com meia tonelada de maconha
Fundesporte debate aporte financeiro aos clubes de futebol para a disputa do Estadual
CIÊNCIABiosseguridade e cuidados com o manejo animal podem prevenir pandemias futuras
Rede Ebserh reabre inscrições para a contratação de profissionais
BRASILSTJ reconhece direito à nomeação por reclassificação de candidata originalmente excedente

Mulher foragida por 16 anos é presa pela Interpol e tem HC negado
Denunciados por incêndio no Ninho do Urubu viram réus

Palmeiras foi o 2º melhor do mundo em 2020, atrás apenas do Bayern
Mais Lidas

Promotor vê preconceito em comentários contra vacina para índios e denuncia à PF

Mulher é presa acusada de dar cobertura para assaltantes que rendiam família

Em ação conjunta, polícia deflagra operação para investigar crimes
