domingo, 26 de maio de 2024
Dourados
12ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
UNIGRAN

Semana Acadêmica discute sobre as responsabilidades do engenheiro civil

12 abril 2024 - 21h30Por Redação

O curso de Engenharia Civil da UNIGRAN realizou a 14ª Semana Acadêmica, com o tema ‘A responsabilidade do Engenheiro Civil no sistema Confea/Crea e perante a sociedade civil’. O objetivo do evento foi interligar os acadêmicos à teoria e à prática profissional.

De acordo com o coordenador do curso, Luiz Henrique Moreira de Carvalho, a interação com a parte tecnológica da profissão foi um dos pontos fortes do evento. “Quisemos trazer a interação dos acadêmicos com a parte tecnológica, sendo que eles veem muita teoria, mas não a vivenciam na prática, então quisemos trazer estas duas partes para eles”, comentou.

Além disso, os acadêmicos tiveram uma palestra, na encerramento do evento, com um conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, o engenheiro ambiental Vinícius de Oliveira Ribeiro, que falou sobre a responsabilidade do engenheiro perante o conselho.

“É fundamental esta discussão porque, para além do código de ética profissional e da função do engenheiro civil como profissional, precisamos discutir um pouco mais e trazer para a mote da discussão que o engenheiro precisa voltar ao protagonismo. Então, ele precisa voltar a ocupar estes espaços que deixamos de ocupar ao longo do tempo, por diversos motivos”, apontou o palestrante.

Vinícius ainda explicou sobre a importância do conselho e da participação dos engenheiros. “Eu sempre falo que o sistema profissional são os profissionais e serão eles, os acadêmicos, no futuro. Então, se achar que há algo de ruim, entre no sistema, atue nele, trabalhe para modificar. É importante que expliquemos como tudo funciona, que o conselho é mais do que o pagamento de uma anuidade. Um conselho bem trabalhado, bem dirigido, vai garantir emprego aos profissionais, entre outros benefícios”, comentou.

Sobre o mercado de trabalho, o conselheiro afirmou que a profissão tem crescido em Mato Grosso do Sul, já que os municípios do estado estão em constante crescimento, fomentando assim, a melhoria na infraestrutura, o que faz crescer a busca por profissionais.

O coordenador do curso acrescentou que a mudança de vertentes do Governo Federal também tem influenciado no crescimento da profissão. “Com esta mudança, as vertentes das obras públicas estão mudando o caminho para a casa social, para serviços sociais, então estão abrindo muito o campo para o engenheiro civil”, complementou Luiz Henrique.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SUL DO PAÍS

Vale do Taquari: Exército vai refazer travessias levadas pelas cheias

BRASIL

Novos títulos verdes financiarão economia circular e saneamento

MATO GROSSO DO SUL

Chefes de unidades de investigação de homicídios debatem índice nacional em reunião

RIO GRANDE DO SUL

Prefeitura usa sacos para fechar comportas danificadas em Porto Alegre

SAÚDE

UTIs vão reforçar hospitais de campanha no Rio Grande do Sul

MATO GROSSO DO SUL

Mulher que usou espingarda de pressão para machucar cachorro é presa

BRASIL

Saúde lança nova campanha de vacinação contra covid-19

ARTIGO

A exploração política de uma tragédia...

POLÍCIA

Animais em situação de maus tratos são resgatados em Corumbá

ESPORTE

Brasil encerra Mundial de Atletismo com mais seis medalhas

Mais Lidas

'SEGURANÇA LEGAL'

Empresas clandestinas de segurança são alvos de Operação da Polícia Federal em MS

DOURADOS 

Alerta de Frio: Temperaturas em Dourados devem cair no final de semana

NOVIDADE

Dourados poderá ter corredor gastronômico na avenida Weimar Torres

TEMPO

Inmet divulga alerta de tempestade para Dourados e região