quinta, 28 de março de 2024
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Secretário de Saúde pede apoio dos vereadores

23 fevereiro 2010 - 16h20

O secretário municipal de Saúde, Mário Eduardo Rocha usou a tribuna da Câmara de Dourados na noite de segunda-feira para pedir apoio dos vereadores para os inúmeros projetos que o município pretende desenvolver neste ano.
Falando em nome do prefeito Ari Artuzi, o secretário lembrou da epidemia de dengue que o município vem enfrentando. “O poder público está fazendo o que é possível para diminuir os casos, com a realização de mutirões envolvendo agentes de saúde, servidores e a comunidade, mas pedimos mais empenho da população porque é uma doença grave e que mata”, disse ele.
Para dar maior apoio às ações o secretário lembrou a contratação de 45 agentes de endemias, novos médicos para atender no Pronto Atendimento Médico (PAM) e nas unidades básicas de saúde, além da contratação de três médicos infectologistas.
O secretário ressaltou que em 2009 os vereadores deram apoio aos projetos da administração, o que resultou na melhoria da saúde pública. Um dos saldos positivos dos avanços na área de saúde foi a redução em 85% do número de pessoas que tinham que se deslocar para Campo Grande em busca de tratamento médico.
Normalmente esses pacientes eram encaminhados em estado grave, fato que acabava agravando o quadro de saúde durante o trajeto. Com o socorro em Dourados, foi possível reduzir as mortes, conforme o secretário.
Para garantir esses tratamentos e atendimentos emergenciais, uma das providências foi tomada logo no início da atual administração, quando foi firmado contrato com o Hospital Evangélico (HE), que passou a administrar os hospitais da Vida e da Mulher. Ele lembrou que Dourados também recebeu 14 leitos de UTI’s, que foram implantados nos dois hospitais. Foram seis leitos neonatais e oito adultos.
Ao longo de 2009 foi possível estender o horário de atendimento em alguns postos de saúde, entre eles o Centro Social Urbano (CSU), do Jardim Água Boa, que passou a funcionar até às 22h, com plantões de pediatria e clínica geral. Também foi criado um plantão de 24 horas no setor odontológico do Pronto Atendimento Médico (PAM) para atender os casos de urgência. Como o CSU, a unidade de saúde do distrito de Vila Vargas também passou a contar com atendimento até às 22h.
“2010 será um ano de desafio para a administração e por isso os projetos precisam do apoio dos vereadores que tanto nos ajudaram até agora”, afirmou.
Mário Eduardo citou alguns projetos para este ano, como a construção de postos de saúde, a implantação do Centro de Atendimento Psicossocial na área urbana e na aldeia indígena. O secretário também pediu apoio dos vereadores para o PCCV ( Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) dos profissionais da saúde de Dourados. Segundo ele, esse novo PCCV será um estímulo para os profissionais, diante da dificuldade que existe na contratação de médicos para Dourados.

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Tigrão do PCC' morre baleado após reagir à abordagem da Polícia Militar

BRASIL

Governo federal prorroga o programa Desenrola até o dia 20 de maio

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa
FEMINICÍDIO 

Ex-militar da Aeronáutica tem pena aumentada por matar a esposa

INVESTIGAÇÃO DE FRAUDE

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

CAPITAL

Cinco pessoas são presas durante operação contra 'gato' de energia

PLENÁRIO

Após 6 anos, STF voltará a discutir alcance do foro para políticos

PRF

Veículo roubado no interior de São Paulo é recuperado em Corumbá

REGIÃO 

Mato Grosso do Sul registra criação de 5998 empregos formais em fevereiro

BANDEIRANTES

Abordagem da Polícia Militar termina com homem baleado em Avenida

FUTEBOL

Com Gabigol, Flamengo anuncia lista de inscritos na Libertadores

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo