Menu
Busca domingo, 01 de agosto de 2021
(67) 99257-3397

Saiba mais sobre a calvície feminina

22 julho 2007 - 09h46

A calvície não é um problema exclusivamente masculino. As mulheres, seja por herança genética ou fatores externos, como dietas de emagrecimento muito severas, podem ter queda de cabelo e serem atingidas pela calvície.

A alopecia androgenênica feminina, nome científico mais usado para identificar a calvície feminina, ocorre devido à ação de uma enzima chamada 5-alfa-redutase, que age sobre o hormônio masculino andrógeno (também presente no organismo feminino, mas em menor quantidade).

Segundo Juliana Burihan Cahali, dermatologista do Hospital do Servidor Público Estadual (SP), não existe um biotipo mais propenso a ter calvície feminina. "A alopecia pode acometer diversas faixas etárias e pode ter ligação com herança genética ou não. Ela costuma ser mais freqüente em mulheres na menopausa, por causa da redução hormonal", afirma Juliana.

Uma das causas da alopecia (queda de cabelo) é a hormonal, pois está ligada ao aumento de produção do andrógeno. A calvície também pode ter ligações com a herança genética em alguns casos. Quando alguém na família já tem o histórico de perda capilar é preciso ficar atento para qualquer queda de cabelo excessiva. O abuso de química nos cabeleireiros e uma dieta não balanceada também podem ter impacto sobre a estrutura capilar.

A cirurgiã plástica Célia Sampaio Costa, especializada em restauração capilar, afirma que as mulheres começam a perceber os primeiros sinais de queda capilar quando o cabelo começa a cair no travesseiro, no chão, nas roupas e na hora do banho.

Mulher pode ficar careca?
Para a dermatologista Áurea Lopes, a diferença entre a calvície feminina e a masculina se dá tanto nas causas quanto no padrão de perda do cabelo. "A mulher costuma ter uma perda maior na parte frontal da cabeça, enquanto os homens têm perdas laterais e na parte de cima da cabeça", declara Áurea.

Nestor Faulos Fraga, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, acrescenta que o cabelo da mulher vai rareando sem recessão frontal, ou seja, nela não existem as "entradas", além disso, não existe uma localização específica para cair, é uma queda difusa.

"Raramente a mulher fica totalmente careca, a não ser que tenha uma alopecia areata, que é uma condição caracterizada por perda de cabelo ou de pêlos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo", enfatiza Fraga.

Como prevenir e quais os tipos de tratamento para a calvície feminina?
Algumas vitaminas para o fortalecimento e crescimento dos fios e medicações anti-androgênica (que reduzem a ação dos hormônios masculinos) podem ajudar a prevenir a calvície.

Para Arthur Tykocinski, dermatologista membro da comissão organizadora do Congresso Mundial de Restauração Capilar, para um tratamento mais eficaz, a primeira coisa a ser feita é um bom diagnóstico.
"Uma série de exames deve ser realizada para que a causa da calvície possa ser descoberta. Fototricoscopia (exame microscópico do cabelo), biopsia do fio, exames laboratoriais como, por exemplo, de sangue e ultrasom, podem ajudar a obtenção de um parecer médico", declara Tykocinski.

O dermatologista Nuno Osório acrescenta que casos selecionados podem ser indicados ao transplante capilar e também a um tratamento com laser que parece aumentar o fluxo sanguíneo capilar e o metabolismo local.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil tem 20.503 casos e 464 mortes por covid-19 em 24 horas
SAÚDE
Brasil tem 20.503 casos e 464 mortes por covid-19 em 24 horas
Comissão Temporária Covid-19 ouve ministro das Comunicações
POLÍTICA
Comissão Temporária Covid-19 ouve ministro das Comunicações
PRIVACIDADE
Descumprir Lei de Proteção de Dados pode gerar punições a partir deste domingo (1)
Internações por Covid-19 seguem estáveis em Dourados
PANDEMIA
Internações por Covid-19 seguem estáveis em Dourados
Projeto fixa regras para perfis em redes sociais de pessoas falecidas
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÕES
Projeto fixa regras para perfis em redes sociais de pessoas falecidas
EDUCAÇÃO
Cursos gratuitos capacitarão mulheres em situação de vulnerabilidade
GERAL
Fóssil de dinossauro é encontrado no interior de SP
POLÍCIA
Mais um é autuado em três dias por maus tratos ao deixar gado sem alimento
GERAL
Manifestações pelo voto auditável reúnem pessoas e várias capitais
ESPORTE
Em jogo frio, Caxias e Joinville não saem do zero pela Série D

Mais Lidas

PONTA PORÃ
Bilhete ao lado de corpo esquartejado indica próximos "alvos" de criminosos
PARAGUAI
Militares executados na fronteira eram sargentos da FTC
PANDEMIA
Dourados vai liberar acesso a estabelecimentos apenas para pessoas vacinadas
PANDEMIA
Homem e mulher são mais recentes vítimas da Covid-19 em Dourados