Menu
Busca segunda, 17 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Reitor da UFGD apresenta plano de expansão na Aced

18 fevereiro 2011 - 07h16

Dando continuidade ao debate sobre o plano de expansão da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Antonio Freire, e os diretores da entidade, Marco Antonio Ortiz, Antonio Nogueira, Rui Barbosa, Carlos Alberto Brenner Galvão e a vice-presidente, Ely Oliveira, receberam o reitor Damião Duque de Farias, na última quarta-feira.
Nesta segunda visita, Farias fez uma exposição completa do plano de expansão da UFGD, com o intuito de colocá-lo à apreciação da comunidade empresarial do município e ouvir sugestões. O Plano prevê a ampliação da estrutura física da universidade, de acordo com a previsão de a instituição duplicar os números de alunos de graduação e de pós-graduação, até 2020.
Os empresários e a população de Dourados, em geral, poderão participar deste processo a partir da próxima semana, respondendo à pesquisa que estará disponível através do site da Aced (www.aceddourados.com.br), sobre vários itens do plano de expansão da UFGD. O reitor e uma equipe de professores darão retorno sobre essa pesquisa, na Roda Empresarial do dia 23 de março, fechando o projeto que será encaminhado ao governo federal, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Nacional de Ciência e Tecnologia.
O presidente da Aced novamente ressaltou a importância da UFGD para Dourados e elogiou, especialmente, a disposição da direção da UFGD em trazer essa questão ao conhecimento e participação da sociedade. “A aproximação da universidade com os empresários é muito importante e acho que é a primeira vez que vemos esse diálogo com o segmento que gera empregos, precisamos fortalecer essa parceria, porque a universidade é a melhor indústria que existe: não polui e é fonte de renovação constante da sociedade”, declarou o presidente da Associação, Antonio Freire.
Atualmente, a UFGD oferece 28 cursos de graduação, com cerca de 7.500 alunos matriculados. A meta é criar mais dezessete graduações, além de abrir novas turmas, nos cursos já existentes, para alcançar pelo menos 16 mil alunos, nesta década. Na pós-graduação, o objeto também é duplicar o número de estudantes, elevando para cerca de 2.500 o número de alunos nos 40 cursos que deverão estar em funcionamento em 2020, sendo 20 deles, de doutorado.
A universidade busca ainda ampliar o acesso dos jovens ao ensino superior público, especialmente, da faixa etária dos 18 aos 24 anos. Considerando também os professores e servidores, a comunidade acadêmica da UFGD deverá representar 20% da população de Dourados, no final da década. “Por isso, é importante o envolvimento de todos para a construção coletiva do perfil da UFGD. Acreditamos na manutenção da política do governo federal e na possibilidade de uma Universidade de excelência e referência para o país”, enfatizou Damião.

Deixe seu Comentário

Leia Também

UEMS
Mestrado em Educação Científica e Matemática prorroga inscrições até junho
CORUMBÁ
Após assaltar papelaria, ladrão tenta fugir para mata e invade residência
Diretora do Conselho de Farmácia alerta para uso irracional de medicamentos
SAÚDE
Diretora do Conselho de Farmácia alerta para uso irracional de medicamentos
Polícia do Paraguai apreende cocaína escondida em chifre ornamental
GOVERNO BOLSONARO
Ocupação irregular na Amazônia cresceu 56% em dois anos, diz instituto
ANTÔNIO JOÃO
Homem é preso por tentar matar adolescente de 17 anos a tiros
REGIÃO
Inscrições para processo seletivo de estágio em Angélica são prorrogadas
BATAGUASSU
Mulher pediu medida protetiva quatro dias antes de ser morta pelo ex
EMPREGO
Exército Brasileiro abre concursos para 170 vagas de nível superior
CORUMBÁ
Com veículo de locadora, homem tenta ir para a Bolívia visitar o irmão

Mais Lidas

CAMPO GRANDE
Após discussão, jovem bate veículo em poste e namorada que estava no capô morre
POLÍCIA
'Apaixonado', rapaz furta objetos na PED para ser preso e reencontrar marido
FEMINICÍDIO
Mulher baleada na cabeça pelo ex-marido morre no hospital
REGIÃO
Mulher mata o marido a facadas após discussão em MS