quinta, 05 de março de 2026
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
JUSTIÇA

Receita admite acesso indevido a dados de ministros do STF e parentes

17 fevereiro 2026 - 14h00Por Agência Brasil

A Receita Federal do Brasil admitiu nesta terça-feira (17) que houve desvios no acesso a dados fiscais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de seus familiares. A manifestação ocorreu após operação da Polícia Federal (PF) que investiga o vazamento de informações sigilosas de integrantes da Corte e seus parentes.

A ação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Não houve prisões, mas a Justiça determinou medidas cautelares como afastamento de função pública, uso de tornozeleira eletrônica, proibição de deixar o país e cancelamento de passaportes.

Auditoria

Em nota, a Receita afirmou que “não tolera desvios, especialmente relacionados ao sigilo fiscal, pilar básico do sistema tributário”. O órgão informou que, em 12 de janeiro, o STF pediu auditoria em seus sistemas para identificar acessos indevidos a dados de ministros, parentes e outras autoridades nos últimos três anos.

Segundo o Fisco, a Corregedoria já havia instaurado procedimento investigatório próprio no dia anterior, com base em notícias divulgadas pela imprensa. A auditoria, que envolve dezenas de sistemas e contribuintes, segue em andamento, e desvios já identificados foram comunicados ao relator do caso no Supremo.

“A Receita Federal dispõe de sistemas totalmente rastreáveis, de modo que qualquer desvio é detectável, auditável e punível, inclusive na esfera criminal”, informou o órgão.

As investigações apontam que o sigilo fiscal da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa de Alexandre de Moraes, teria sido quebrado indevidamente. Também foi identificado acesso não autorizado à declaração de Imposto de Renda do filho de outro ministro da Corte.

O caso tramita no Inquérito 4.781, conhecido como inquérito das fake news, sob relatoria de Moraes.

Controles reforçados

A Receita destacou ainda que, desde 2023, ampliou os mecanismos de controle de acesso a dados fiscais, com restrição de perfis e reforço em sistemas de alerta. No período, foram concluídos sete processos disciplinares, que resultaram em três demissões e sanções administrativas aos demais envolvidos.

O órgão afirmou que manterá o mesmo rigor na apuração do episódio e que novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço das investigações.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ladrão usando tornozeleira é preso após capotar veículo furtado
ITAMARATI

Ladrão usando tornozeleira é preso após capotar veículo furtado

BRASIL

Senado Federal aprova acordo entre Mercosul e União Europeia

Família faz protesto pela morte de jovem no Jardim Novo Horizonte
DOURADOS

Família faz protesto pela morte de jovem no Jardim Novo Horizonte

'Sicário' de Vorcaro morre em Belo Horizonte; PF diz que foi suicídio

BATAGUASSU

Homem é soterrado, amigo age rápido e vítima sai viva de buraco

SAÚDE

Produção hospitalar cresce 49% em dois anos e consolida rede estadual

JUSTIÇA

Técnica de enfermagem que atropelou casal é solta com tornozeleira

FUTEBOL

Renato Gaúcho é anunciado como novo técnico do Vasco da Gama

REGRAS

TSE desiste de liberar posts pagos com críticas ao governo

BRASIL

Concurso da Câmara: confira os locais de provas do próximo domingo

Mais Lidas

DOURADOS

Prefeitura inicia limpeza de terrenos baldios após descumprimento de notificações

MATO GROSSO DO SUL 

Justiça mantém condenação de morador que instalou câmeras voltadas para casa de vizinha

TRAGÉDIA

Mulher morre em grave acidente entre Dourados e Indápolis

UFGD

Técnicos administrativos entram em greve por tempo indeterminado em Dourados