As chances de Kimi Raikkonen conquistar o Mundial de F-1 desta temporada são mínimas, mas um título do finlandês na próxima madrugada traria uma boa carga de simbolismo à categoria. Em primeiro lugar, consagraria a chegada da nova geração, que tem no piloto da McLaren um representante emblemático. Raikkonen estreou na F-1 em 2001, com 21 anos, seguindo uma nova tendência das equipes de apostarem em pilotos jovens, desconhecidos, com pouca experiência --e poucos vícios-- no automobilismo. No ano anterior, a Williams promovera Jenson Button, então com 20 anos. Até estrear na Sauber, o finlandês havia disputado só 23 corridas de monopostos, na F-Renault. A categoria é inferior à F-3 inglesa e à F-3000, que normalmente formam os pilotos para a F-1. Devido à sua inexperiência, Raikkonen correu as cinco primeiras etapas do campeonato sob observação dos fiscais da FIA (entidade máxima do automobilismo). Se cometesse algum erro grave, teria a superlicença cassada e seria banido da categoria. Além de não fazer nenhuma besteira, Raikkonen mostrou serviço. Fechou o ano com nove pontos e conseguiu um contrato com a McLaren para 2002. Uma eventual conquista do finlandês também deixaria Michael Schumacher isolado na categoria como único piloto de sua geração a ser de fato vencedor. O alemão reina absoluto entre os pilotos de sua época. Tem 70 vitórias na F-1. O escocês David Coulthard, da mesma geração, é quem mais se aproxima dele, com 13 triunfos. Os outros representantes do grupo ficam ainda mais distantes. Rubens Barrichello venceu seis vezes, Heinz-Harald Frentzen, três, Olivier Panis e Giancarlo Fisichella, uma vez. Um título de Raikkonen em Suzuka também consagraria uma linhagem de "finlandeses voadores". Keke Rosberg, campeão em 82, foi empresário de Mika Hakkinen, bicampeão em 98 e 99, que por sua vez ajudou Raikkonen a entrar na McLaren.
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