Quase 80 mil habitantes de Mato Grosso do Sul vivem em áreas indígenas ou quilombolas. Essa estimativa é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e integra o documento intitulado “Dimensionamento Emergencial de População Residente em Áreas Indígenas e Quilombolas para Ações de Enfrentamento à Pandemia Provocada pelo Coronavírus”.
Elaborada em 2020, essa publicação serve como subsídio para o Ministério da Saúde visando ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
Em todo o território sul-mato-grossense, 78.062 pessoas residem em localidades indígenas e 1.760 em quilombos. No Brasil inteiro, 1.108.970 e 1.133.106, respectivamente.
Quanto às áreas indígenas, o estado do Amazonas concentra o maior número de moradores, 284,5 mil, seguido por Mato Grosso, com 145,3 mil, Pará, 105,3 mil, Roraima, 83,8 mil, Pernambuco, 80,3 mil, e Mato Grosso do Sul.
Já em relação aos quilombos, na Bahia há 268,6 mil residentes, no Maranhão 170,9 mil, em Minas Gerais 130,8 mil, e no Pará 129,8 mil.
De acordo com a Agência Brasil, essa estimativa foi possível graças à utilização de “uma combinação de dados do Censo 2010 com a versão mais atualizada da Base Territorial, que estima o número de domicílios ocupados”.
Segundo a publicação, “o estudo levou em consideração áreas já mapeadas no planejamento do próximo Censo, a ser realizado em 2022”.
No entanto, em nota, a analista responsável pelo Projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes, ponderou que “o dimensionamento emergencial não traz o total de população indígena ou quilombola, mas a quantidade de pessoas residindo em localidades indígenas ou quilombolas”.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Homem é preso com cocaína após agredir a esposa gestante

Câmara cassa mandato de Chiquinho Brazão por ausência a sessões

Polícia localiza veículo com restrição de busca na região de fronteira
Conselho aprova moeda comemorativa aos 60 anos do Banco Central

Família de caseiro morto por onça deve pedir pensão a pesqueiro

Série B do Campeonato Estadual pode ter até 13 clubes na disputa
Motorista de aplicativo é preso em MS, suspeito de estupro em Goiás

Servidores do Detran se unem à corrente de solidariedade por Cecília

Motociclista morto em acidente respondia por homicídio no trânsito

Alexandre Branco Pucci toma posse como desembargador do TJ/MS
Mais Lidas

Mulher é encontrada morta dentro de casa em Dourados

Dupla é presa com maconha e pistola durante operação no Esplanada

Onça que atacou e matou caseiro no Pantanal é capturada; veja vídeo
