Pretendendo exigir do Estado de Mato Grosso do Sul o cumprimento de seu dever constitucional de proporcionar aos cidadãos de Cassilândia uma segurança pública adequada e eficiente, o Ministério Público Estadual, por intermédio dos Promotores de Justiça Fabio Ianni Goldfinger e Ronaldo Vieira Francisco, propôs uma Ação Civil Pública com pedido de liminar em desfavor do Estado de Mato Grosso do Sul.
Segundo consta na ACP “é notória a falta de policiais civis, a inexistência de viaturas em condições de uso, a carência de material bélico, de modo a acarretar prejuízos à população, pois não se pode dizer que estejam em segurança aqueles que se encontram sob o manto de tão marginalizada força estatal, emergindo, daí, o interesse de agir do MPE, visando a garantir a preservação da ordem (segurança) pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, zelando, enfim, pela efetividade dos serviços de relevância pública, assegurados constitucionalmente”.
Para o Promotor de Justiça, há a necessidade imediata de se aumentar o efetivo de delegado, agentes de polícia, peritos, veículos, material básico para o trabalho da polícia civil, armamento, etc., da Delegacia de Polícia local, “sob pena de sucumbirmos aos desmandos do crime organizado que assola o país e toma conta dos presídios de nosso Estado”.
O Promotor de Justiça afirma ainda que medidas administrativas visando a solução do problema que ora se apresenta foram encetadas pelo Ministério Público Estadual, contudo, nenhuma alcançou o resultado almejado, sendo que a questão principal relatada foi a falta de pessoal e material (papel, combustível, viaturas, munição) para a execução das atividades próprias da Policia Civil requestadas.
Na ACP também é citado o problema com combustível, sendo que a cota mensal de combustível de 265 litros atualmente disponibilizada pelo Governo do Estado, foi reduzida para 20 litros semanais, acarretando prejuízos às demais atividades rotineiras. “É importante esclarecer que atualmente a Delegacia de Polícia de Cassilândia, além de atender a área urbana da cidade é responsável pelos Distritos Indaiá do Sul, Alto Tamandaré e Vila Santa Rita, contando com um efetivo de 10 funcionários, sendo 2 Delegados de Polícia; 4 Investigadores de Polícia Judiciária e 5 Escrivães de Polícia, sendo uma com licença médica”, detalha o Promotor de Justiça.
Diante dos fatos, o MPE requereu o fornecimento de material bélico (armas, munições, coletes balísticos, algemas, tonfas, etc.), bem como demais instrumentos necessários ao policiamento; melhorar a motomecanização, providenciando viaturas que possam não apenas serem utilizadas com eficiência na atividade policial, como também não ponham em risco a integridade e a vida dos policiais; providenciar para que a viatura que está encostada seja consertada em curto prazo, a ser fixado pela Justiça, sob pena de multa diária ao Estado; a remessa imediata à Delegacia de Policia local dos seguintes materiais: papel, material de limpeza, canetas e outros materiais de escritório para que a polícia possa trabalhar com um mínimo de dignidade, vez que não é possível instaurar inquérito policial sem papel; que seja restabelecida imediatamente a cota semanal de 10 para 65 litros de combustível, vez que tal recurso é indispensável para garantir a segurança pública do município; seja imediatamente, ainda que de forma provisória, designado mais 4 agentes de policia, 1 perito e mais Delegado de Polícia.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Polícia divulga retrato e faz buscas por suspeito de tentativa de homicídio em Dourados

Mega-Sena acumulada sorteia neste sábado prêmio de R$ 75 milhões

Mais de 60% dos leitores já caíram em golpe na internet, diz enquete

Sexta rodada do Brasileirão começa hoje com clássico carioca

Após matar homem no Paraná, autor é preso em Mato Grosso do Sul

Bolsonaro está estável, consciente e não precisou ser entubado

Idosa de 79 anos morre três dias após sofrer acidente com ônibus

Assessor de Trump só entrar no Brasil se Padilha entrar nos EUA, diz Lula

Polícia Civil recupera móveis de alto padrão desviados de depósito

Vorcaro troca de advogado e abre caminho para delação premiada
Mais Lidas

Ação conjunta apreende carga de pneus contrabandeados do Paraguai

Taxa de lixo pode ser dividida em até 10 vezes em Dourados

Funcionário que gravou fogo em usina é demitido por justa causa
