Menu
Busca quinta, 05 de agosto de 2021
(67) 99257-3397

Projeto Rota Cine MS leva cinema para o interior

20 julho 2007 - 11h29

Numa iniciativa da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o projeto Rota Cine MS visita os municípios de Jardim, Porto Murtinho e Bela Vista de 25 a 27 de julho. O Rota Cine MS vai exibir produções audiovisuais do Estado em Jardim, no Centro de Convenções Osvaldo Monteiro; em Porto Murtinho, no Cine Teatro Nei Machado Mequi; e em Bela Vista, no Cine São José.

“Este projeto proporciona o contato das pessoas que não têm a oportunidade de ver cinema, com esta manifestação cultural de linguagem tão importante como fonte de reflexão e lazer. Promover o acesso das obras audiovisuais à população sul-mato-grossense é uma das principais metas da FCMS”, diz o diretor-presidente, Américo Calheiros.

Serão exibidos os documentários "Caá – A força da Erva", de Lu Bigattão; "Os causos: Uma poética pantaneira", de Ricardo Câmara; "Corguinho e seus et’s", de Lidiane Lima e Luciana Nantes; e "Terra das Águas", de Rosiney Bigattão.

"Caá – A força da Erva", documentário de 60 minutos, mostra a cultura da erva-mate e o cotidiano da Companhia Mate Laranjeira, a principal na época e vital para a saúde econômica da fronteira do Estado. Caá é um desdobramento da peça Mbureo - A Saga dos Ervais.

O documentário "Os causos: Uma poética pantaneira" é fruto da tese de doutorado de Ricardo Câmara, que mostra a narrativa de 10 moradores da região do Pantanal. O trabalho é uma pesquisa etnográfica, baseada em histórias reais ou fictícias sobre as vivências do homem pantaneiro. O vídeo parte da sua visão dos personagens sobre a região. Os pantaneiros transmitem suas crenças, mitos e lendas através de histórias orais, passadas de geração a geração. O pantaneiro contador de histórias mantém viva a tradição oral que aprendeu com seus antepassados, recriando um mundo mítico e lúdico.

"Corguinho e seus et’s", em 15 minutos, retrata Corguinho, uma pequena cidade no interior do Estado, onde moradores e visitantes afirmam ter feito contato com os ETs. Segundo eles, a cidade há muito tempo vem sendo visitada por alienígenas.

"Terra das Águas", documentário de 58 minutos, faz um retrato da influência da água na vida do peão pantaneiro. Durante um ano de gravação, a equipe de filmagem, com seis pessoas, se dirigiu a diversas regiões do Pantanal, e acompanhou, durante quase todo o trajeto, duas das três comitivas que conduzem gado para Leilão da Curva do Leque, realizado uma vez por mês na região. Junto com a caravana do Rota Cine MS, a Gerência de Difusão Cultural, em parceria com as prefeituras locais, irá realizar também uma Oficina de Cerimonial.

“Esta é uma oportunidade que a FCMS está proporcionando aos profissionais locais de fazer uma reciclagem de conhecimentos", explica a técnica de cerimonial da FCMS, Lecir Regenold. A oficina vai acontecer nas Câmaras Municipais de Jardim, Porto Murtinho e Bela Vista.

Calendário do Projeto Rota Cine MS no interior

Dia 25 - Quarta-feira – Jardim

Dia 26 - Quinta-feira – Porto Murtinho

Dia 27 - Sexta-feira – Bela Vista

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem armado com faca invade posto de saúde e acaba preso
NÚMEROS DA PANDEMIA
Média móvel de mortes por Covid fica abaixo de 900 após mais de 200 dias
REGIÃO
Por ajuda com comida, avós deixavam menina de 13 anos ser estuprada
BRASIL
Bolsonaro escolhe Bruno Bianco para o lugar de Mendonça na AGU
SONORA
Homem suspeito de matar a esposa e enterrar corpo tem preventiva decretada
COMÉRCIO EXTERIOR
Exportações de MS sobem 16,5% com destaque para soja, celulose e açúcar
VIOLÊNCIA
Motociclista morre ao ser atingido por caminhão em avenida da Capital
FUTEBOL
Barcelona anuncia que não renovará contrato de Lionel Messi
VOTAÇÃO
Maioria dos deputados de MS vota contra privatização dos Correios
CAPITAL
Menino de três anos morre afogado na piscina da residência

Mais Lidas

DOURADOS
Assessora vai à polícia e diz que foi ameaçada de morte por vereadora
DOURADOS
Flagrado com pistola, jovem é preso no Parque do Lago II
AMEAÇA
Mulher não aceita relacionamento do ex e ameaça a atual companheira dele de morte
DOURADOS
Casal é preso após transformar casa de homem que morreu por overdose em 'boca de fumo'