O projeto MS +Ciência lança nesta quarta-feira, dia 04 de outubro de 2023, o videocast Papo de Ciência, que estará disponível gratuitamente em todas as plataformas digitais. A cada episódio serão convidados cientistas e criadores de projetos científicos de todo o Estado e de várias instituições de MS. A apresentação é de Bruno Moser e Lucas Verão.
O podcast - que também é exibido em vídeo - faz parte dos produtos de divulgação científica elaborados pelo MS +Ciência, o que inclui a revista Corumbella, além de apresentações teatrais, redes sociais e outros materiais. O projeto é apoiado pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
Segundo o coordenador do projeto MS +Ciência, André Mazini, o Papo de Ciência já existia enquanto coluna na TV Educativa e agora recebe um novo formato e uma nova temporada. “Conforme a gente foi entendendo e assimilando melhor esse formato de videocast, conseguimos criar uma temporada piloto que já ficou surpreendente. A gente quer mostrar a fundo a ciência que é produzida aqui em Mato Grosso do Sul e jogar mais força sobre isso a partir dessa ferramenta que é a internet”, reforça André.
“O projeto visa, além de divulgar a ciência, humanizar a figura do cientista, e esse é exatamente nosso objetivo. Pensamos que o podcast é uma forma de aproximar as pessoas da figura do cientista, olhar para essa figura de uma forma nova, muito mais humanizada”, completa.
“A Fundect, enquanto principal fomentadora de ciência no Estado, também se preocupa em levar o conhecimento acadêmico para todos. A ciência e a tecnologia geram valor e impacto para a sociedade, divulgar isto também é nosso papel. Já passamos do tempo de fazer ciência para cientistas. Agora, precisamos fazer e mostrar ciência para que a sociedade compreenda a importância dela para nosso bem-estar e até para a sobrevivência. O podcast usa uma linguagem moderna, atual, que vai chegar a diversos públicos, atingindo esse objetivo. A estreia será no dia 4 de outubro e convido a todos que ouçam, assistam, interajam e aproveitem o conteúdo”, explica Márcio de Araújo Pereira, presidente da Fundect.
União de formatos e propósitos
Segundo o apresentador e também produtor Bruno Moser, os episódios unem o expertise dos cientistas em uma forma mais livre de comunicar.
“Nós aproveitamos o acesso dos participantes do projeto no meio acadêmico e levantamos ideias de pauta. Procuramos também o que os pesquisadores estão produzindo, através das plataformas de indexação acadêmica. Ao reunir essas informações, conseguimos organizar as pautas de uma forma bem farta e variada em temas”, conta.
E formatar nessa ideia que é bem aceita nas redes sociais, que é de “videocast”, foi algo que casou muito bem com a iniciativa.
“Podcasts são ferramentas que comunicam muito bem e para várias faixas etárias na internet. Estamos colaborando como podemos para que Mato Grosso do Sul tenha orgulho de seus pesquisadores e cientistas, e os conheçam e reconheçam por rosto, voz e qualidade”, frisa Bruno.
Primeiro episódio
O Papo de Ciência será disponibilizado aos ouvintes semanalmente, a partir do dia 04 de outubro, sempre às quartas-feiras, por 7 episódios completos, formados por entrevistas e quadros curiosos e divertidos. O primeiro episódio trará o coordenador do Bioparque Pantanal, Heriberto Gimenes Júnior, que vai falar sobre a perspectiva científica do parque
“O mesacast com entrevistados é um formato que o grande público já está familiarizado, mas pensamos em utilizar dele pra fazer algo diferente”, conta um dos apresentadores e idealizadores, Lucas Verão. “O Papo de Ciência é muito dinâmico. Entra um jogo, entra entrevista, entra notícias, entra um TikTok, continua entrevista, e assim vai”, afirma.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Funcionária é presa por fraudar vendas em supermercado

Ação conjunta interdita fábrica clandestina de bebidas

Última oportunidade do ano: Instituto Sempre Linda lança Black com cursos a preços nunca visto antes
Projeto criminaliza a transfobia, com pena de prisão de dois a quatro anos

Alckmin diz esperar queda dos juros na próxima reunião do Copom

STF reconhece a omissão do Congresso por não taxar grandes fortunas

Vítimas de acidente entre carro e carreta são identificadas e estão conscientes

Ex-prefeito é condenado por nepotismo ao nomear cunhada e irmão em cargos comissionados

Vídeo: Acidente entre carro e carreta deixa feridos entre Deodápolis e Indápolis
Edital de convocação - Residencial Roma I
Mais Lidas

Processo seletivo abre 81 vagas com salários de até R$ 4,9 mil

Ganhe US$ 6.000 por dia com Ripple (XRP) e comece a aumentar seu patrimônio em ativos digitais

Homem que morreu em colisão frontal com carreta havia perdido o filho em outubro
