Menu
Busca terça, 18 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Projeto Letras de Luz beneficiou mais de 100 mil em 2010

15 fevereiro 2011 - 14h22

As atividades culturais do projeto Letras de Luz, realizado pela Fundação Victor Civita com patrocínio da EDP e apoio da lei Rouanet de Incentivo à Cultura e do Instituto EDP, chegaram a 117 mil pessoas em 26 cidades brasileiras, distribuídas nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Tocantins, áreas de atuação das empresas do Grupo EDP, ao longo de 2010.

Neste quarto ano de atuação, o Letras de Luz realizou 70 oficinas de leitura para mais de 680 multiplicadores de escolas públicas municipais e agentes culturais. Ao todo, foram encenados 170 espetáculos teatrais para um público de mais de 35 mil pessoas. "O sucesso do quarto ano do projeto Letras de Luz confirma a crença que depositamos na transformação por meio da leitura e do acesso a manifestações culturais. É gratificante contribuir para transformar a realidade de algumas pessoas, tanto no aspecto social como no educacional. Esta é uma semente que todos nós iremos
colher futuramente. A EDP se orgulha de projetos como este que enriquece toda a sociedade”, afirma António Pita de Abreu, presidente da EDP no Brasil.
“Foi uma grande alegria para a Fundação Victor Civita desenvolver o projeto Letras de Luz em 2010. Mais de 100 mil pessoas se beneficiaram com o projeto esse ano! Acreditamos que a leitura é um dos principais caminhos para que crianças e jovens exerçam sua cidadania plenamente”, afirma Angela Dannemann, diretora-executiva da Fundação Victor Civita. “Através da leitura as pessoas aumentam seu vocabulário, obtém conhecimento, melhoram as habilidade de raciocínio e interpretação” explica Dannemann.
Além das oficinas de fomento à leitura e da adaptação de contos de autores brasileiros para o palco, o projeto Letras de Luz também realizou doações de acervos literários, com obras nacionais e estrangeiras, para bibliotecas e escolas dos municípios beneficiados. Em 2010, foram distribuídos mais de sete mil livros de renomados escritores, como Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Gil Vicente, Fernando de Rojas, Machado de Assis e Nelson Rodrigues.
Nos quatro anos de atuação do projeto, participantes de oficinas e dos grupos de teatro aventuraram-se na literatura e desenvolveram novas propostas nas regiões. Um dos exemplos destas ações aconteceu no município de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, onde organizaram o encontro chamado “Sexta Cultural”. Todas as sextas-feiras, pais de alunos e os próprios alunos participavam do grupo com produções como jogral, teatro, dança e música.
Em 2009, a região do Vale do Paraíba, em São Paulo, também recebeu uma nova iniciativa por parte dos participantes, além do Letras de Luz. Um projeto em Lorena, que começou nas reuniões de família de um dos participantes, com saraus temáticos - leituras e declamações de poesias inspiradas por um tema, músicas relacionadas ao assunto e ao vivo, e também comidas típicas - contribuiu para que a Casa de Cultura de Lorena recebesse a mesma experiência com alunos e pais
do município.
O Letras de Luz já beneficiou cerca de 1 milhão de pessoas, com a realização de 550 oficinas e mais de 900 apresentações teatrais. Além disso, foram doados 56 mil livros a bibliotecas e escolas públicas municipais.

Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Sobre a Fundação Victor Civita - A Fundação Victor Civita foi criada em 1985, e é uma das primeiras iniciativas empresariais brasileiras no campo social. Desde então, sua missão tem sido contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica no Brasil, produzindo publicações, sites, material
pedagógico, pesquisas e projetos que auxiliem na capacitação dos professores, gestores e demais responsáveis pelo processo educacional.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CHAPADÃO DO SUL
Motorista tem perna esquerda estilhaçada em explosão de compressor de ar
IstoÉ
Michelle Bolsonaro perde processo e terá de pagar indenização de R$ 15 mil
CAPITAL
Preso, rapaz diz que espancou idoso por ele 'mexer' com sobrinho de 1 ano
UEMS
Mestrado em Educação Científica e Matemática prorroga inscrições até junho
CORUMBÁ
Após assaltar papelaria, ladrão tenta fugir para mata e invade residência
SAÚDE
Diretora do Conselho de Farmácia alerta para uso irracional de medicamentos
Polícia do Paraguai apreende cocaína escondida em chifre ornamental
GOVERNO BOLSONARO
Ocupação irregular na Amazônia cresceu 56% em dois anos, diz instituto
ANTÔNIO JOÃO
Homem é preso por tentar matar adolescente de 17 anos a tiros
REGIÃO
Inscrições para processo seletivo de estágio em Angélica são prorrogadas

Mais Lidas

POLÍCIA
'Apaixonado', rapaz furta objetos na PED para ser preso e reencontrar marido
CLIMA
Frio mais intenso do ano é previsto para esta semana em Dourados
REGIÃO
Mulher mata o marido a facadas após discussão em MS
FEMINICÍDIO
Mulher é encontrada morta com golpe de faca no pescoço na região do João Paulo II