Menu
Busca terça, 26 de maio de 2020
(67) 99659-5905

Projeto EJA da Unigran forma 73 alunos

17 dezembro 2009 - 17h15

O Programa de Educação de Jovens e Adultos da UNIGRAN, em parceria com instituições de Dourados, certificou 73 formandos do ano letivo 2009. Em sua maioria, são pessoas acima dos 40 anos que depois de muita dedicação receberam os certificados de conclusão escolar da primeira etapa das séries iniciais, o de alfabetização e letramento. Em ritmo de festa, os formandos estiveram acompanhados de seus familiares que prestigiaram a cerimônia de formatura, na UNIGRAN.
O EJA é coordenado pela Faculdade de Educação e pela Pró-Reitoria de Ensino e Extensão da UNIGRAN que há 20 anos atua na comunidade douradense oferecendo alfabetização à população que não teve a oportunidade de frequentar os bancos escolares. Para facilitar o acesso dos alunos até a unidade escolar, a UNIGRAN faz parceria com instituições em diferentes regiões da cidade. As atividades letivas foram realizadas neste ano em sete pólos de ensino.
Depois de frequentar as aulas por quase um ano, a chegada da formatura era muito esperada pelos alunos, que cheios de orgulho mostraram aos familiares que agora podem ver o mundo de uma forma diferente, menos desembaraçado. O emaranhado de letras e palavras nas ruas, livros e nos documentos pessoais passou a ter significado depois que aprenderam a ler e escrever.
Com aulas de História, Geografia, Matemática, Letras, além da produção de cartas e textos e debates em temas relacionados ao mercado de trabalho, meio ambiente e economia solidária, os alunos do EJA são assistidos por acadêmicos monitores da Faculdade de Educação que doam parte do tempo a ensinar as pessoas não alfabetizadas. São desenvolvidos ainda trabalhos manuais de artesanato. Neste ano essa atividade foi feita pela monitora Marilza dos Santos Neves, acadêmica do curso de Artes Visuais.
As atividades nas salas de aula do EJA são desenvolvidas e preparadas pelos acadêmicos de Pedagogia, com a supervisão dos professores da UNIGRAN. Rubens Di Dio, pró-reitor de Administração é um dos parceiros do EJA com o pólo “Loja Seres 9”. Na cerimônia da entrega dos certificados ele ressaltou a importância de interligar o ensino universitário com a comunidade.
“São ações educativas e sociais que unem o ensino, a pesquisa e extensão, que são áreas de atuação das universidades. A UNIGRAN, com o EJA, vem desenvolvendo um grande trabalho de alfabetização. Além disso, temos vários outros projetos na área da saúde, lazer e educação”, destacou o professor, reafirmando o compromisso social da UNIGRAN por meio da forte atuação dos cursos da instituição em prol da melhoria da qualidade de vida da população.
A professora Márcia Rita Malheiros, coordenadora do curso de Pedagogia, fez a entrega dos certificados e aproveitou para agradecer os parceiros (pólos) que abrigaram as aulas letivas do EJA 2009, bem como os monitores e a professora colaboradora Elizabete Velter Borges. Foram parceiros os pólos Rotary Clube Dourados, Loja Maçônica Seres 9, Escola Municipal Etalívio Penzo, empresa Rima Ambiental, Escola Municipal Laudemira Coutinho de Melo, Clube de Mães do Canaã I e Seminário Batista Ana Wollerman.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SENTENÇA
Justiça determina que morador cumpra regras de construção de condomínio
COVID-19
Senado aprova requisição obrigatória de leitos privados pelo SUS
AGRESSÕES
Após ordem judicial, “Pedreiro Assassino” é transferido para Instituto Penal
AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil registra 1.039 mortes por Covid-19 em 24 horas e total chega a 24,512
JUSTIÇA
Consumidor será indenizado por protesto de débito já quitado
SAÚDE
Sul-Mato-Grossense Aracy Balabanian é internada com insuficiência respiratória
CAPITAL
Foragido morre em hospital após ser esfaqueado na rua, mãe reconhece
ECONOMIA
Petrobras aumenta diesel em 7% e gasolina em 5% nas refinarias
DOURADOS
Motociclista fica ferido em acidente no Jardim Rasselen
TEMPO
Previsão aponta geada para Dourados nesta quarta-feira

Mais Lidas

DOURADOS
Prefeitura estende toque de recolher em 2h em Dourados
PANDEMIA
Dourados tem mais de 150 casos de Covid-19 e secretário diz ser assustadora a crescente na região
PANDEMIA
Dois meses após decreto de emergência, Dourados confirmou 127 casos de Covid-19
PANDEMIA
Número de pacientes internados por coronavírus em Dourados sobe 50% em 24h