Menu
Busca terça, 28 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
CULTURA

Projeto do FIC oferece palestras para 20 artistas do interior de MS

10 setembro 2014 - 10h39

O projeto “Artes Visuais em Mato Grosso do Sul – Processos Compartilhados”, selecionado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, oferece palestras e oficinas para artistas de cidades do interior de Mato Grosso do Sul, entre os dias 24 e 26 de setembro em Campo Grande. As inscrições já estão abertas e são gratuitas, despesas de alimentação e hospedagem serão também providenciadas pelo projeto. Os interessados devem enviar e-mail para contato@anaruas.com.br ou entrar em contato por telefone no (67) 9202-4095.

As palestras acontecem no Museu de Arte Contemporânea de MS (MARCO), das 8 às 11 horas e as oficinas no Ateliê Ana Ruas, das 14 às 17 horas. As palestras e oficinas são limitadas a 20 artistas e é necessário residir no interior do Estado para participar desta programação.

Participa da abertura do encontro com os artistas do interior, no MARCO, o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros. O evento será na manhã do dia 24, em que os artistas serão recepcionados pela proponente do projeto Ana Ruas com a conversa “O artista e sua obra”. No período da tarde o evento continua no Ateliê Ana Ruas com a oficina “Registros”.

A segunda palestra, dia 25, é com o curador independente e professor do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Rafael Maldonado. “Arte, Criatividade e Processos de Criação” será o tema. À tarde, ele ministra uma oficina sobre o uso da colagem no desenvolvimento da criatividade.

A última palestra para os artistas, dia 26 será com a professora da UFMS e crítica de arte da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Maria Adélia Menegazzo, sobre “Arte e natureza – a paisagem e suas formas”. Maria Adélia vai ministrar, ainda, uma oficina sobre leitura e acompanhamento de portfólio.

“Esta ação é um convite para que o artista do interior do Estado também esteja envolvido em questões pertinentes à discussão da arte contemporânea, ao debate sobre a produção local e que tenham acesso à qualificação. Foi pensando nisso e na troca de experiências que criamos, dentro do projeto, uma programação específica para este público”, explica a idealizadora e coordenadora do projeto.

###Artes Visuais em MS – Processos Compartilhados
Contemplado no Fundo de Investimentos Culturais (FIC), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto “Artes Visuais em MS – Processos Compartilhados” acontece entre os meses de setembro e novembro, em Campo Grande. Idealizado e coordenado pela artista plástica Ana Ruas, o projeto integra a realização de palestras e oficinas para artistas e acadêmicos visando novas estratégias de construção do objeto artístico, debate sobre arte-educação, realização de oficinas com crianças e adolescentes, além de divulgação de obras de artistas locais. Para isso, serão realizadas palestras, workshops, oficinas e intervenções.

Extenso e intenso, com múltiplas atividades, o projeto “Artes Visuais em MS – Processos Compartilhados” traz uma proposta de incentivo ao debate e difusão de ideias de forma prática e até complementar aos demais eventos já idealizados e organizados pela proponente do projeto.


Deixe seu Comentário

Leia Também

Atleta de MS é bronze no dardo no Sul-Americano Sub-18
ATLETISMO
Atleta de MS é bronze no dardo no Sul-Americano Sub-18
REGIÃO
Homem é preso vestido com roupa da vítima após furtar residência
Quatro são presos em operação contra furto de energia elétrica
CAMPO GRANDE
Quatro são presos em operação contra furto de energia elétrica
Guia de compras: dicas para escolher o som automotivo
VEÍCULOS MS
Guia de compras: dicas para escolher o som automotivo
Polícia recupera TV furtada em agosto, mas autor segue foragido
POLÍCIA
Polícia recupera TV furtada em agosto, mas autor segue foragido
EDUCAÇÃO
Unidades educacionais tem espaço ideal para divulgar serviços no caderno "Educação" do Dourados News
HOMENAGEM
No Dia do Doador de Órgãos, ALEMS celebra 15 anos do Banco de Olhos da Santa Casa
PANDEMIA
Em um dia, Dourados tem seis vezes mais recuperados do que infectados pela Covid
DOURADOS
Foragido da justiça é preso pela PM por furto de bicicleta
EDUCAÇÃO
IFMS decide pelo retorno das atividades presenciais

Mais Lidas

REGIÃO
Acidente entre Dourados e Fátima do Sul matou mulheres e deixou policial ferido
EXECUÇÃO
Justiceiros matam mais um na fronteira e deixam recado
DOURADOS
Mulher é agredida em discussão e desfere golpe de faca no órgão genital do companheiro
HOMICÍDIO
Com tiros na cabeça e peito, jovem é executado em Pedro Juan Caballero