Menu
Busca terça, 21 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
ARTES VISUAIS

Projeto do FIC oferece palestras para 20 artistas do interior de MS

21 setembro 2014 - 10h57

O projeto “Artes Visuais em Mato Grosso do Sul – Processos Compartilhados”, selecionado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, oferece palestras e oficinas para artistas de cidades do interior de Mato Grosso do Sul, entre os dias 24 e 26 de setembro em Campo Grande. As inscrições já estão abertas e são gratuitas, despesas de alimentação e hospedagem serão também providenciadas pelo projeto. Os interessados devem enviar e-mail para contato@anaruas.com.br ou entrar em contato por telefone no (67) 9202-4095.

As palestras acontecem no Museu de Arte Contemporânea de MS (MARCO), das 8 às 11 horas e as oficinas no Ateliê Ana Ruas, das 14 às 17 horas. As palestras e oficinas são limitadas a 20 artistas e é necessário residir no interior do Estado para participar desta programação.

Participa da abertura do encontro com os artistas do interior, no MARCO, o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros. O evento será na manhã do dia 24, em que os artistas serão recepcionados pela proponente do projeto Ana Ruas com a conversa “O artista e sua obra”. No período da tarde o evento continua no Ateliê Ana Ruas com a oficina “Registros”.

A segunda palestra, dia 25, é com o curador independente e professor do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Rafael Maldonado. “Arte, Criatividade e Processos de Criação” será o tema. À tarde, ele ministra uma oficina sobre o uso da colagem no desenvolvimento da criatividade.

A última palestra para os artistas, dia 26 será com a professora da UFMS e crítica de arte da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Maria Adélia Menegazzo, sobre “Arte e natureza – a paisagem e suas formas”. Maria Adélia vai ministrar, ainda, uma oficina sobre leitura e acompanhamento de portfólio.

“Esta ação é um convite para que o artista do interior do Estado também esteja envolvido em questões pertinentes à discussão da arte contemporânea, ao debate sobre a produção local e que tenham acesso à qualificação. Foi pensando nisso e na troca de experiências que criamos, dentro do projeto, uma programação específica para este público”, explica a idealizadora e coordenadora do projeto.

###Artes Visuais em MS
Processos Compartilhados Contemplado no Fundo de Investimentos Culturais (FIC), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o projeto “Artes Visuais em MS – Processos Compartilhados” acontece entre os meses de setembro e novembro, em Campo Grande. Idealizado e coordenado pela artista plástica Ana Ruas, o projeto integra a realização de palestras e oficinas para artistas e acadêmicos visando novas estratégias de construção do objeto artístico, debate sobre arte-educação, realização de oficinas com crianças e adolescentes, além de divulgação de obras de artistas locais. Para isso, serão realizadas palestras, workshops, oficinas e intervenções.

Extenso e intenso, com múltiplas atividades, o projeto “Artes Visuais em MS – Processos Compartilhados” traz uma proposta de incentivo ao debate e difusão de ideias de forma prática e até complementar aos demais eventos já idealizados e organizados pela proponente do projeto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é preso com carro roubado no RJ que seria levado para a Bolívia
Homem é preso com carro roubado no RJ que seria levado para a Bolívia
IFA
Fiocruz recebe na quarta insumos para produzir 5,2 milhões de doses
NOVA ANDRADINA
Homem é preso pela após agredir esposa durante discussão
BRASIL
Governadores dizem que alta na gasolina é 'problema nacional'
Idoso morre após 1 mês internado e família procura ciclista suspeito
Idoso morre após 1 mês internado e família procura ciclista suspeito
REGIÃO
Mais Social: beneficiários já podem utilizar créditos nesta terça-feira
Mulher finge dormir e flagra marido estuprando neta de 9 anos
ESTADOS UNIDOS
Presidente Bolsonaro se reúne com primeiro-ministro britânico nos EUA
PEDRO JUAN
Irmãos executados na fronteira foram vítimas de fugitivo de presídio
DOURADOS
Vereadores aprovam programa de regularização de edificações

Mais Lidas

DOURADOS
'Buguinha' é presa e diz que matou caseiro por legítima defesa
EVENTO CLANDESTINO
PM encerra festa com pelo menos 2 mil pessoas em Dourados
DOURADOS
Envolvida em execução de detetive é presa novamente em Dourados
LOTERIA
Douradense fatura R$ 31 mil ao acertar na quina