segunda, 20 de janeiro de 2025
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Projeto de Marçal Filho beneficia agricultores

01 março 2010 - 09h32

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados avalia Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado Marçal Filho (PMDB) que altera o Código de Trânsito Brasileiro e cria uma autorização especial de trânsito para máquinas de grandes dimensões empregadas em atividades agrícolas, de construção ou de pavimentação. A autorização especial de trânsito terá, se aprovado o PL, o prazo de validade de um ano.

Na justificativa do Projeto de Lei, Marçal pondera que o inciso 4º do art. 115 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que estão sujeitos ao registro e licenciamento do órgão competente, desde que lhes seja facultado transitar nas vias, todos os aparelhos automotores destinados a puxar ou arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos agrícolas e de construção ou de pavimentação. Esse dispositivo legal encontra-se atualmente regulamentado pela Resolução nº 281, de 26 de junho de 2008, editada pelo Conselho Nacional de Trânsito e que entrou em vigor 1º de janeiro de 2010.
“Apesar da Resolução (do CONTRAN) estabelecer critérios para o registro desses tratores colheitadeiras, pulverizadores, pás carregadeiras, motoniveladoras, compactadores e outros, atualmente apenas os guindastes autopropelidos ou sobre caminhões podem receber autorização especial de trânsito, concedida pela autoridade com circunscrição sobre a via, válida por seis meses”, explicou o parlamentar. “
Todos os demais veículos e máquinas pesados, caso ultrapassem os limites de peso e dimensão estabelecidos pelo CONTRAN, são obrigados a retirarem uma autorização especial específica para cada viagem a ser realizada”, observou Marçal, opinando que a obrigatoriedade de uma autorização específica para cada viagem acaba por dificultar ou, na maioria dos casos, inviabilizar o deslocamento desses veículos nas vias rurais, movimentação essencial para o desenvolvimento de diversos tipos de trabalhos agrícolas e de engenharia, entre outros.
“Em estados com a economia calcada na agricultura, como Mato Grosso do Sul, esse problema se agrava na época da safra, como estamos atravessando agora”, observou o parlamentar. Ele assinalou também as dificuldades para execução de obras de infra-estrutura publicas e privadas.
“Com a alteração que propomos, a autoridade com circunscrição sobre a via poderá, avaliadas todas as características do veículo, dos deslocamentos a serem realizados, da via e do trânsito local, conceder autorização especial de trânsito, com validade de até um ano, sem prejuízo de quaisquer exigências adicionais julgadas necessárias, tais como a presença de batedores, limitação de horário, proibição de tráfego noturno e outras já em vigor”, defendeu o deputado de Mato Grosso do Sul, referindo-se às medidas adicionais de segurança consideradas necessárias pela autoridade com circunscrição sobre a via, e que a ampliação do prazo máximo para concessão da licença, de seis meses para um ano, tem por objetivo padronizar essa autorização especial de trânsito com as demais previstas no CTB e nas resoluções do CONTRAN.
Após ser analisado pela Comissão de Viação e Transportes o projeto segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça(CCJ).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem é morto a golpes de machado; irmã e sobrinho são suspeitos
AQUIDAUANA

Homem é morto a golpes de machado; irmã e sobrinho são suspeitos

EDUCAÇÃO

IFMS abre inscrições para cursos de graduação em 10 municípios

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África
SAÚDE 

Missionária de Mato Grosso do Sul morre de malária na África

PARAGUAI

Identificado terceiro homem morto em confronto em jogo de futebol

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro
LUTO

Morre Léo Batista, a 'voz marcante' do jornalismo brasileiro

HISTÓRIA

Editora recebe textos para compor três livros sobre 20 anos da UFGD

CAARAPÓ

Polícia Civil prende em flagrante autor de furtos em ótica

ECONOMIA

Bolsa Família reduz morte de pessoa com transtorno mental, diz estudo

REGIÃO 

Duas partidas fecham hoje a 1° rodada do Estadual de Futebol

OPORTUNIDADES

Funtrab começa semana com quase cinco mil vagas de emprego

Mais Lidas

INFRAESTRUTURA

Licitações do Fonplata são suspensas em Dourados

MATO GROSSO DO SUL

SES abre inscrições para pós-graduação em Saúde Pública e Saúde Mental

DOURADOS

Anac libera pista do Aeroporto para aviões particulares de grande porte

DOURADINA

Briga durante festa termina com proprietário de sítio morto