Parte dos problemas que a prefeitura de Dourados vem enfrentando em relação às ciclofaixas poderiam ser evitados se a Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) tivesse seguido, na implantação, as recomendações técnicas previstas no projeto inicial elaborado pela Fundação Iplan (Instituto Municipal de Planejamento e Meio Ambiente). O “Projeto Pedalar” previa como condição elementar para a implantação da novidade viária o alargamento das ruas e o estreitamento do espaço destinado a calçadas. Em vez dos “tachões” (que motivaram o estardalhaço de ontem) recomendava “tachinhas” e outras medidas que contemplavam interesses de ciclistas e motoristas, as duas categorias de condutores diretamente afetadas pela inovação.O projeto previa a implantação de ciclofaixas em 18 ruas e em um trecho da rodovia BR-463. O custo para implantação, ainda de acordo com o documento oficial, era de R$ 7.645.053,79.Assinam o projeto o arquiteto Luiz Carlos Ribeiro, à época diretor da Fundação Iplan, e os arquitetos Márcio Roberto Camillo, Joelma Chibeni e Júlia Ohara. Também assinam o desenhista Carlos Ramos e a estagiária Rubia Chiarello. Os trabalhos foram coordenados pela arquiteta Elisângela Dantas da Luz. O projeto foi apresentado pelo Iplan aos demais órgãos da administração em março de 2003. É composto de 16 mapas e um resumo orçamentário.(Rozembergue Marques)
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