Menu
Busca terça, 27 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
PROGRAMAÇÃO REGIONAL

Programação de Ano Novo da TVE homenageia os 40 anos de MS

26 dezembro 2017 - 09h53Por Da Redação

A programação especial de Ano Novo da TVE traz um panorama cultural, político, jornalístico, musical e documental do que aconteceu e acontece nesses 40 anos da divisão do estado de Mato Grosso do Sul. Histórias e estórias resgatando vários aspectos através de arquivos cinematográficos da Emissora Pública em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS).

Na programação, um dos carros chefes, é fruto desta parceria quando serão exibidos cinco documentários produzidos ao longo de 2017. Os documentários são resultados do curso ministrados pela TVE, MIS/FCMS e que formou 22 novos documentaristas, destes cinco tiveram seus documentários aprovados para exibição na programação especial da TVE.

Os documentários buscaram relembrar fatos históricos importantes, numa ótica que privilegiou não apenas as versões oficiais, mas também contraditórias, formatando uma versão mais completa e isenta da memória audiovisual sul-mato-grossense.

Resgate da cultura e memória sul-mato-grossense, também é a principal fonte de inspiração da reestreia do jornalista Bosco Martins na TV, após 20 anos fora das telas. O programa Prosa e Segredos – Memória e Cultura Digital do lado de cá “de la frontera”, traz o diretor-presidente da Fertel revestido novamente de repórter para mostrar e contar histórias/estórias de Campo Grande e MS, através de personagens e gerações que habitaram e se estabeleceram no Estado.

Entre os programas tem a história do Seo Cota e sua família, personagens reais da região da baixada do Cascudo como era conhecida a região do São Francisco em Campo Grande. A tradicional conveniência Vai ou Racha, que recentemente foi demolida para dar lugar a uma farmácia.

Bosco Martins traz ainda em seu Prosa e Segredos entrevista exclusiva com dois autores contemporâneos Joca Terron autor do romance Noite Dentro da Noite – Uma Autobiografia e Douglas Diegues poeta considerado de vanguarda e co-autor de estudo que é considerado um dos mais sérios sobre as poéticas de povos indígenas do Brasil.


O programa homenageia ainda o poeta Manoel de Barros que completaria 101 anos com três blocos de leituras de sua poesia.

O secretário de Estado de Cultura e Cidadania de MS, Athayde Nery, destacou “a importância da programação especial e das parcerias da Secretaria, Fde Cultura e do MIS com os mais de 2.400 minutos de produção local.”

O governador Reinaldo Azambuja antecipou que para 2018 a TVE de Mato Grosso do Sul, devido sua relevância e importância, cumprirá suas metas estabelecidas no Contrato de Gestão: “Em 2018, dentro do que pede a lei, estaremos com os sinais da Capital de Dourados já digitalizados inaugurando um novo período para TV Pública de MS.”

A programação de ano novo tem muito mais. São shows com artistas consagrados e bandas que se destacaram no cenário musical, concertos, jornalismo, reprises, documentários e especiais inéditos.

Outro destaque é o programa Dona Música, uma homenagem ao ícone da canção sul-mato-grossense, falecido há dois anos, Geraldo Roca. O programa faz um panorama da música do estado em shows gravados em Campo Grande, e no Festival de Inverno de Bonito.

Veja a programação completa, de terça à sexta-feira, das 18h30 às 23h, no Canal 4 – TVE/ Cultura (TV Aberta), Canal 15 (da NET), ou pelo Portal da Educativa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CAARAPÓ
Polícia Civil prende ladrão em flagrante logo após o crime
JUSTIÇA
Universidade que descumpriu parcelamento deve indenizar estudante
ITAMARACÁ
Mãe procura filha que está desaparecida desde a última sexta-feira
DROGA
Nelsinho Trad vai à Rússia com carta de Bolsonaro pela liberdade de brasileiro
MEIO AMBIENTE
Fazendeiro é multado em R$ 7,2 mil por desmatamento ilegal de vegetação
NÚMEROS DA PANDEMIA
Brasil se aproxima de 158 mil mortes por Covid, com média de 442 por dia
PROVA
Segunda etapa do Concurso da Magistratura começa no próximo sábado
UEMS
Publicada 3ª Edição do Auxílio para Acesso Emergencial à Internet
BALANÇO
DOF apreende quase 3 toneladas de drogas, cigarros e armas na fronteira
ECONOMIA
Ministério diz que não prevê pagar 13º do Bolsa Família neste ano

Mais Lidas

GRANDE DOURADOS
Cobertura de barracão de cerealista ‘voa’ com o vento; veja vídeo
DOURADOS
Guarda encerra festa organizada por adolescente em plena pandemia, apreende droga e até arma artesanal
DOURADOS
Délia decreta emergência por causa de danos provocados pela tempestade
TEMPESTADE
Chuva e ventos de 46km/h derrubam árvores e levam sujeira às ruas de Dourados