Menu
Busca terça, 28 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
EDUCAÇÃO

Programa leva a escolas conscientização sobre diabetes infanti

05 agosto 2014 - 12h45

Um programa voltado à conscientização do diabetes no ambiente escolar foi lançado hoje (5) na capital paulista. De acordo com a Federação Internacional do Diabetes, existem hoje 12 milhões de diabéticos no Brasil e 5 mil novos casos são diagnosticados por ano. A entidade alerta que uma grande parcela da população também tem diabetes, mas não sabe. Estima-se que, dos pacientes diabéticos, as crianças respondam por 5% a 10%. A incidência do diabetes tipo 2 é mais comum em adultos e do tipo 1 é maior entre crianças e adolescentes.

Participarão dessa fase inicial do projeto internacional Kids (Crianças e o Diabetes nas Escolas) 15 escolas públicas e privadas, sendo 13 no estado de São Paulo e duas no Ceará, com um total de 15 mil estudantes. O programa é uma parceria entre a Associação de Jovens Diabéticos (ADJ Diabetes Brasil), a Federação Internacional do Diabetes e a empresa farmacêutica Sanofi, e conta com o apoio do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Diabetes e de Pediatria.

As crianças e adolescentes de 6 a 14 anos vão receber um kit lúdico explicativo, assistir a palestras, debates, entre outras ações. Os professores também serão treinados para reconhecer e orientar melhor os alunos sobre a doença. Essa fase inicial ocorre até dezembro. Mais 42 instituições estão inscritas para participar da próxima etapa.

David Chaney, representante da Federação Internacional de Diabetes, destaca que a doença já é uma epidemia global. Segundo ele, existem atualmente 382 milhões de diabéticos em todo o mundo. A previsão é que, até 2035, esse número suba para 596 milhões.

Aproximadamente 79 mil crianças são diagnosticas por ano em todo o mundo, informou David. Ele avalia que o público infantil sofre ainda mais com a ignorância em relação ao diabetes. “As crianças acabam sofrendo de estigma e isolamento, não participam das atividades [escolares]. Temos que prevenir essa discriminação, já que as crianças deveriam fazer todas as atividades”, disse ele.

Walter Menicucci, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, disse que o desconhecimento sobre o assunto ainda é grande. Muitos pais encontram dificuldades para matricular os filhos diabéticos nas escolas. “Você ouve [comentários preconceituosos]: Diabetes pega? Mas ele fica furando o dedo, parece um viciado!”, contou.

Lisandra Paes, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Derville Allegretti, que foi a primeira a implantar esse projeto piloto, conta que as ações foram satisfatórias na instituição. “O resultado para o aluno diabético é imenso, porque quando o professor sabe reconhecer que ele está com sintoma de hipoglicemia, por exemplo, pode ser socorrido”.

Ela informou que na escola onde o programa foi implantado, no dia seguinte ao treinamento feito com os professores, um docente conseguiu detectar os sintomas da doença em uma estudante. “Essa aluna não contou para a escola porque tinha medo do preconceito”, disse Lisandra.

A coordenadora disse ainda que tem uma filha adolescente diabética. A garota passou, quando criança, por várias recusas de matrículas em escolas em razão da doença. “A falta de conhecimento é o que gera o preconceito”, lembrou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Criminosos que tentavam arrombar residência de oficial das Forças Armadas são presos
REGIÃO
Criminosos que tentavam arrombar residência de oficial das Forças Armadas são presos
Tchau, sedentarismo: 5 passos para sair do sofá e começar a correr
BELEZA E ESTÉTICA
Tchau, sedentarismo: 5 passos para sair do sofá e começar a correr
Atleta do MS disputa Mundial de Canoagem Maratona na Romênia
ESPORTE
Atleta do MS disputa Mundial de Canoagem Maratona na Romênia
FUTEBOL
Clubes decidem pelo retorno de público no Brasileirão da Série A
Filhotes de papagaio que caíram de ninho e tucano atropelado são resgatados
REGIÃO
Filhotes de papagaio que caíram de ninho e tucano atropelado são resgatados
ARQUITETURA E DESIGN
Decoração econômica em tempos de crise: aposte nessas 4 tendências!
ECONOMIA
Inadimplência das micro e pequenas empresas cai 0,9% em agosto
COMER BEM
Veja essa receita de pastel com 3 ingredientes com uma massa que desmancha na boca
POLÍCIA
Encapuzado, homem invade comércio e furta rolos de cabos elétricos
NEGÓCIOS E CIA
8 dicas para reduzir as dívidas e organizar a vida financeira

Mais Lidas

REGIÃO
Acidente entre Dourados e Fátima do Sul matou mulheres e deixou policial ferido
EXECUÇÃO
Justiceiros matam mais um na fronteira e deixam recado
DOURADOS
Mulher é agredida em discussão e desfere golpe de faca no órgão genital do companheiro
HOMICÍDIO
Com tiros na cabeça e peito, jovem é executado em Pedro Juan Caballero